Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 12 de abril de 2008

A Técnica e a Ideologia




Boa discussão está ocorrendo no diario gauche sobre a decisão do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) que aprovou por unanimidade (19 votos) o Zoneamento para a Silvicultura, tornando o RS o primeiro Estado a ter diretrizes para o investimento em florestas extensivas que se destinam à fabricação de celulose e papel.

A chiadeira de certa esquerda é grande.

Uma debatedora veio com a seguinte pérola:
Queres identificar um direitista, sem o menor receio de errar? Basta vê-lo falar que tudo é uma questão "técnica". Como se a "técnica" não estivesse relacionada a uma questão político-ideológica. Claro que a questão do eucalipto tb é "técnica", mas algumas visões técnicas, aquelas que nos enchem de dinheiro e foda-se o mundo, são sempre mais técnicas que outras. Esses são os caras que querem cagar regra aqui e ainda tem a pretensão de nos ensinar alguma coisa. Bá, é muita pretensão.E já que estamos falando em "técnica", mesmo não sendo técnica em nada que diga respeito a cultivos florestais, ler a comparação entre o mato de eucalipto do zoológico com monoculturas extensivas destas árvores, me hocaram pela imbecilidade. E ainda falam estas barbaridades em nome da técnica.

Meu comentário:

O interessante é que certa esquerda parece ter largado de mão o discurso contra os transgênicos para focar toda sua raiva contra o plantio de eucaliptos. Antes era a monocultura da soja. E amanhã o que será? E a produção gaúcha se diversifica entre a soja, eucalpitos, transgênicos e por que isso ocorre? Porque as pessoas que estão no campo é que sabem o que é bom para a tosse. E agora inventaram essa: a técnica está a serviço da ideologia. Essa é a forma mais bizarra de se discutir política. Inventa-se uma técnica num laboratório de ideologia e se difunde por ai como sendo ela a verdade absoluta científica. Os pesquisadores do MST são os que sabem tudo. Na época em que florescia o debate sobre os transgênicos dei uma boa estudada e muito li sobre o assunto e não consegui identificar NENHUM argumento decente de certa esquerda. Até hoje ninguém morreu por ter comido alimento transgênico e eles estão há muitos anos nos supermercados e nem dor de barriga está causando. Os transgênicos é a demonstração cabal de que o discurso " técnico" de certa esquerda serve mesmo é para cativar o coração e as mentes das pessoas ignorantes e incautas.

2 comentários:

PoPa disse...

Como já falei outras vezes, não entro mais em nenhum site "de esquerda", pois não aguento ler tanta bobagem. Também preciso dizer que o Diário nunca censurou meus comentários, ao contrário do antigo "la vieja bruja".

Tens absoluta razão sobre quem sabe o que serve para o campo. Lutz tinha uma posição realista quanto aos trasngênicos: Era contra o seu uso abusivamente comercial, não à tecnologia em si (não se pode confundir tecnologia com técnica).

Agora, o comentário que postastes lá do Diário, é dose! Quem escreveu aquilo está com o cérebro absolutamente contaminado.

Esta turma perdeu a "guerra dos transgênicos" (que Lula e seu governo apoiam, diga-se)e agora querem fazer como os argentinos, lutar contra as "papeleras". Só que lá, eles estão lutando pois perderam as tais fábricas e vão ficar, eventualmente, com alguma sobra de poluição e a raiva de ver os vizinhos bem de vida. Aqui, se continuarmos com esta bobageira, vamos ficar da mesma forma, com as empresas de celulose instalando-se na fronteira com o Brasil. Por que não acompanhamos o choro uruguaio com as "chuvas ácidas" causadas pela usina de Candiota? Por que ninguém se levantou contra o aumento da capacidade desta usina? Com absoluta certeza, muito mais poluidora que os eucaliptos... Ah, mas a obra é da Dilma...

Anônimo disse...

necessario verificar:)