Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 29 de abril de 2008

As STASI's da Vida


Ainda sinto o efeito e o hipnotismo do filme que assisti ontem a noite em DVD, o filme alemão "a Vida dos Outros". E um lado que chamou - e muito - minha atenção é de como a propaganda do socialismo real enfatizava o aspecto humanista do regime. Todas as pessoas que apoiam o regime -- por opção ou por medo -- estão do lado humano do bem, estão a serviço da boa causa enquanto que todas as pessoas que se opõem ao sistema ou exercem a sagrada liberdade de crítica estão a defender o mal, são agentes contrários ao regime humanista. E por causa disso tais manifestações devem ser reprimidas para assegurar o próprio regime. É questão de sobrevivência e sobrevivência ideológica.


Eu sou um navegador de sites, listas e blogs de esquerda e consigo visualizar razoavelmente essa briga ideológica entre o bem e o mal. A discussão é puramente maniqueísta. A pessoa humanitária, culta, de boa moral, de boa índole tem que necessariamente votar no PT ou na esquerda, não pode nunca ter votado no Serra, na Yeda ou no Fogaça e quem assim age é fascistão, direitóide, neoliberal e reacionário. Típico infantilismo maniqueísta. Certos articulistas, como o Emir Sader da vida, ou blogueiros de diversos blogs alternativos de esquerda poderiam muito bem fazer parte da perversa polícia secreta da antiga Alemanha Oriental, a fanática Stasi.


Na verdade, o raciocínio é o mesmo: não há meio termo. Ou as pessoas fazem parte do reino do bem, do humanismo, daqueles que se preocupam com o ser humano ou as pessoas fazem parte do lado malvado e desumano da vida, onde circula o mercado e a concorrência. Como se a realidade da vida fosse 8 ou 80. Como se não houvesse nenhum tipo de meio termo, como se a dialética fosse sempre sem síntese, radical. Não é assim que caminha a humanidade. A flexibilização, o diálogo, a compreensão, o bom senso, a razoabilidade são movimentos inerentes ao ser humano. Mas nada disso importa para aqueles que trabalham sempre com o maniqueísmo do bem e do mal, impondo uma falsa idéia do mal e do bem, utilizando surrados chavões exaltando um falso humanitarismo, manipulando idéias, a impondo questionáveis ideais e ideologias e sublimando a virtude de um pensamento único completamente capenga ou gagá.


E assim caminha, infelizmente, o Brasil e certos blogs. A tirana Stasi caiu como castelo de cartas, assim como morreu o socialismo real na Europa, mas no Brasil e na América Latina bolivariana ainda existem aqueles que gostariam de exaltar o "lado humano" de um regime calando e reprimindo todos aqueles que ousam fazer qualquer tipo de crítica.


Um comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

O problema de certa esquerda é o não conseguir livrar-se dos dogmas da sua religião. A Alemanha do Leste teve um dos mais vergonhosos regimes comunistas do mundo, porque na verdade, não passavam de títeres sob o directo comando da autoridade militar russa. Uma vergonha, a submissão era total, lembrando o protectorado da Boémia-Morávia, a Eslováquia ou a Croácia dos anos 40. Ainda não entendi como é que após tão clamoroso fracasso, ainda pretendam uma segunda oportunidade! Incrível e degradante.