Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 28 de abril de 2008

Paris Ocupada



Uma exposição de fotos de Paris no período da ocupação alemã, durante a Segunda Guerra Mundial, está causando polêmica na França, por mostrar apenas imagens de pessoas despreocupadas e elegantes. Acima, a Praça da Concórdia.


A exposição, que reúne 250 fotos e é apresentada como "uma visão da vida parisiense durante a ocupação alemã", não mostra os aspectos dramáticos desse período, como as longas filas de espera em frente às lojas de alimentação ou a perseguição e deportação de judeus.



As fotos, coloridas, o que era raríssimo na época, foram realizadas pelo fotógrafo francês André Zucca, que trabalhava para a revista de propaganda nazista Signal. Acima, Ponte da Tournelle, em Paris. Morador de Noisy-le-Sec, carrega seus pertences após o bombardeio de 19 de abril de 1944.


Zucca, correspondente de guerra para o jornal France Soir e a Paris Match, foi "requisitado" pelos alemães em 1941 para trabalhar na Signal, revista bimestral divulgada em todos os países ocupados pela Alemanha. Acima, Jardim de Luxemburgo, maio de 1942.


O secretário municipal de Cultura, Christophe Girard, denunciou uma "manipulação por trás das belas imagens" e pediu o encerramento da exposição. O prefeito Delanoë pediu que debates sobre a ocupação alemã e sobre a exposição sejam organizados com historiadores durante o evento.


O prefeito da capital, Bertrand Delanoë, decidiu retirar das ruas os pôsteres de divulgação da mostra, mas decidiu mantê-la em cartaz, apesar dos protestos em relação às imagens. Acima, o cinema "Lux Bastille" e a estação de metrô da Bastilha.
As fotos e os textos foram pescados na BBC Portuguese.

3 comentários:

PoPa disse...

Caro Maia, o pouco que sei da ocupação alemã na França, é que o povo francês não teria resistido muito e que, na verdade, teria aderido aos invasores. Este fotógrafo foi um deles. E, convenhamos, mesmo com uma máquina de propaganda forte, teria sido complicado fazer estas imagens sem a colaboração popular...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pois é, Pampa, as fotos mostram um clima de normalidade na Paris ocupada e essa versão parece não interessar a certos contadores de história.

Nuno Castelo-Branco disse...

Caro Maia, interessantes são também as fotos relativas à parada de prisioneiros aliados capturados pelos alemães APÓS o desembarque na Normandia (6-6-1944). Escarrados, agredidos e enxovalhados pelos parisienses, demonstram bem o estado de espírito naquele controverso momento da história.
O senhor Mitterrand, conhecido colaboracionista recauchutado à esquerda, foi presidente. O Partido Popular Francês, foi constituído em 1940, por ex-deputados do partido comunista. O sr. Laval, tinha sido ministro da Frente Popular. Enfim, c'est la gauche. Française.