Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 5 de abril de 2008

Muitas Interrogações

Por que a Casa Civil só foi remexer no arquivo morto dos gastos secretos de FHC em fevereiro, quando o Congresso discutia a instalação de uma CPI para apurar despesas da Presidência de Lula?

Qual foi o objetivo das reuniões entre arquivistas e assessores de Dilma Rousseff entre 8 e 18 de fevereiro?

A que levantamento a ministra da Casa Civil se referia quando contou a empresários, no dia 20 do mesmo mês, que já tinha munição para que o governo "não apanhasse sozinho"? Por que sua secretária-executiva, Erenice Guerra, não vem a público e nega que tenha ordenado a encomenda do dossiê?

Por que o Planalto não protestou quando detalhes do conteúdo do dossiê foram noticiados, em conta-gotas, nos dias anteriores à criação da CPI, quando interessava ao governo intimidar a oposição? Por que agiu apenas após a revelação de que a Casa Civil formatou esse arquivo exclusivo sobre os tucanos?

Que funcionários têm acesso a ele?
Já que a divulgação de gastos sigilosos é crime, por que a Polícia Federal ainda não entrou no caso?

Por que ela não poderia investigar a confecção do dossiê também?

São perguntas simples. As respostas poderiam ajudar a Casa Civil a se defender. O governo, porém, nega-se diariamente a fornecê-las.


Empenhado em poupar a "mãe do PAC", o Planalto até ontem usou intermediários para lançar versões que variam em tudo, menos na inconsistência. A entrada em cena da própria Dilma, que poderia marcar uma inflexão, não fez diferença. A ministra conseguiu a façanha de negar tudo e não descartar nada.


De novidade, tornou oficial a caça de araque ao "espião" ou "invasor" que, ao vazar trechos do dossiê, tornou pública a trincheira de contra-informação montada no palácio. A estratégia de comunicação de Lula atolou-se de vez no jogo político. Abandonou o "ele não sabia" e agora oscila entre tergiversações e o "nada a declarar" da ditadura.




Artigo de Melchiades Filho na Folha de hoje.

*fotos de Frank Gorshin, o grande Charada do seriado Batman.

Um comentário:

Anônimo disse...

La ringrazio per Blog intiresny