Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Imagem Errada

Castelo ou Forte de Garcia D'Avila perto da Praia do Forte, Bahia, obra iniciada em 1551.

Sempre imaginei Pedro Alvares Cabral desembarcando em Santa Cruz de Cabrália  caminhando, pelas areias fofas de uma praia repleta de coqueiros. Essa imagem é errada. Não havia côcos no Brasil - e nem no sul da Bahia -- em 1500. Foi Garcia D'Avila -- sim o nome da rua chic de Ipanema, RJ, o cara que  construiu e habitou a residência acima, ele era dono apenas de toda a região nordeste -- que introduziu em terras brasucas a energética água de côco. Ele trouxe da India. Eu já sabia, mas havia me esquecido. Pois, pois.

2 comentários:

Terráqueo disse...

Essas tuas fotos estão fantásticas. Dá vontade de que pegar as malas e correr para a Bahia.

Abraço,

Terráqueo

charlie disse...

Mazeim! Umas férias assim fazem a coisa toda valer a pena. hehe

Terminei de ler um dos livros mais divertido que passei a mão nos últimos meses, "O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil". Lá pelas tantas ele comenta sobre os coqueiros que não são originais do Brasil, assim como tantas outras paixões nacionais (desde o futebol até o samba).

Diz o autor que um dos objetivos ao escrever o livro era irritar o maior número possível de pessoas. Conseguiu. Jogou coco em personagens sagrados da nossa historia sem pena nenhuma. Jorge Amado, Zumbi dos Palmares, o indígena brasileiro, Santos Dummont, o homem não poupou ninguém.

O interessante é que ele não inventou nada, apenas jogou luz em fatos poucos conhecidos, ignorados solenemente por nossa "história oficial".

Recomendo!