Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Meus Pitacos com o Partisan



Visão Neoliberal de Mundo é Invenção de Esquerda Boba


Existe um Blog chamado O Partisan que é alinhado a nossa complicada esquerda brasileira que acha que tudo que é do capital não presta e deve ser colocado no lixo. Impressionante como eles continuam sustentando esse pensamento tolo e ingênuo e, ao mesmo tempo, se acham o "ó do borogodó". Pois o Partisan lançou um post dizendo que o nosso sistema econômico - capitalista e de sociedade de consumo -- é inviável, porque produz lixos que causam danos ao meio ambiente e se continuarmos como estamos as futuras gerações terão graves problemas. Não discordo totalmente deste ponto de vista e postei a minha primeira mensagem sobre o assunto:

Primeiro Pitaco

Um dos princípios básicos da terceira geração de direitos, os chamados direitos da solidariedade é a preocupação com as gerações futuras. E é possível sim a humanidade construir uma sociedade digna, igualitária e justa tendo também opções e liberdades econômicas e políticas num Estado regulador e fiscalizador e que tem de ser eficiente. Uma coisa não está necessariamente em contradição com a outra, porque tudo se mitiga, se racionaliza, se debate, se converge. A construção de uma sociedade solidária com respeito social, ambiental etc. deve respeitar também as primeiras e as segundas gerações do direito: os direitos da liberdade e os direitos sociais.

Depois dessas minhas palavras, um tal de Alfredo disse o seguinte: Tudo bem, mas esses valores são inconciliáveis com a visão neoliberal de mundo.

Lancei, então, meu segundo pitaco:

Não existe visão neoliberal do mundo. Isso é invenção de uma esquerda boba. Ninguém de sã consciência pode ser tão anarquista ao ponto de achar que o Estado é um ente completamente desprezível ou que deve desaparecer. Estado tem sim que fiscalizar, regular e tem que ser eficiente. Todo o poder, não só o econômico, pode corromper as autoridades e chantagear a sociedade, como ocorre, por exemplo, onde o poder político é autoritariamente total: Irã e Cuba. E tem países -- imaginem só -- que querem seguir essa linha.
A sociedade organizada ou não é que tem que ficar em cima dos donos do poder (econômico e/ou político) fazendo suas críticas, suas oposições, num regime de liberdade de expressão.

4 comentários:

Guerreiro disse...

"Não existe visão neoliberal do mundo. Isso é invenção de uma esquerda boba."
Nossa! Também não existe, nem nunca existiu comunismo. Isso é invenção de uma direita carcomida e delirante.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Nunca existiu comunismo. O socialismo nunca foi além do estatismo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Nunca foi além do estatismo, porque esse é o limite do socialismo. A Rússia, no início da década de 80, tinha praticamente toda a economia nas mãos do Estado soviético. E o colapso foi iminente. Deu no que deu.

charlie foxtrot disse...

O Maia tirou as palavras do meu teclado... hehe