Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Irã Interrompe Definitivamente o Gmail e Blogger


O Blog talvez seja hoje a ferramenta de mídia mais eficaz ( e, portanto,  perigosa para o tirano)  para enfrentar os governos que adoram execer controle sobre a mídia. É o caso do Irã, da Venezuela e de Cuba, países culos líderes, curiosamente, o seu Luiz Inácio gosta de conversar e trocar idéias. Não é a toa que setores do PT namoram com a idéia mágica do "controle social da mídia" e muitos deles -- que detestam críticas -- chamam a grande mídia de Partido da Imprensa Golpista. Fora o termo "golpista" que é exagerado, eles não estão totalmente sem razão, quem tece as melhores e mais consistentes críticas ao governo do seu Luiz Inácio é exatamente a mídia. E bem que ela faz.

O governo do Irã está preocupado com os Blogs ( e o mais popular é o Blogger do Google, via G-mail, utilizado por esse simplório depósito)  e com os serviços de internet que propiciam à população iraniana ter uma visão mais ampla de mundo e também o direito de se manifestar, de dar opinião, de trocar idéias, de abrir sua consciência política e social. Não existe democracia sem esses direitos fundamentais.

Pois o governo do companheiro Ahmadinejad resolveu podar definitivamente esse problema. Leio no site terra:, em vermelho e com os pitacos do blogueiro:  O governo iraniano informou que suspenderá permanentemente o Gmail, serviço de e-mail do Google no país, revelou o Wall Street Journal em sua site nesta quarta-feira.

Suspensão permanente é ótimo. Na verdade se a suspensão é permanente a interrupção é definitiva.

Nos últimos dias foi noticiado que a oposição iraniana, sendo vigiada pelo governo nas redes sociais - que utilizava desde a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad - passou a enviar por e-mail mensagens de protesto e convocações para atos contra o governo.
A agência de telecomunicações iraniana anunciou a suspensão e disse que um serviço nacional de e-mail para os cidadãos iranianos seria criado em breve, segundo a publicação.
Por que será?
O jornal disse que ainda não estava claro que efeito a decisão terá no serviço de Gmail do Google no Irã.
O governo de Teerã não estava disponível para comentar o bloqueio, uma vez que passava da meia noite no Irã quando a notícia foi veiculada. O Google também não respondeu de imediato um pedido de entrevista.

3 comentários:

Bípede Falante disse...

O Irã é uma prova concreta de que o mundo é mesmo um mosaico incompreensível.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Está ai outro bom nome para o Blog Coletivo: Mosaíco Incompreensível.

charlie disse...

Entre meus amigos socialistóides pouco se fala, ultimamente, de Venezuela e Irã. E eu sinto um certo constragimento sempre que se noticia alguma coisa sobre os dois países, especificamente.

Pouco tempo atrás, quando lançava algum comentário sobre Ahmadinejad ou Chávez, logo vinham em socorro. Agora não mais. Inclusive um ou dois agora fazem concessões do tipo "estão passando dos limites, mesmo" ou comentários nessa linha.

Como diz o Janer, é longo o caminho do idiota até o entendimento.