Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os Riscos de se Contratar um Babaca


Cena do filme Mar Aberto - O empregado do navio fez a contagem errada e deixou esses dois tadinhos em alto mar.



Como o Patrão pode saber que o Empregado é Babaca?

O patrão vai ser sempre responsável pelos atos de seus empregados e prepostos. Essa é uma regra básica da responsabilidade civil e está prevista no nosso Código Civil no art. 932, III. Justa ou injusta essa é a regra. É isso o que vale. Pois agora ficou esclarecido que a culpa do caso da lotérica "Esquina da Sorte" em Novo Hamburgo, RS, foi da funcionária que não passou para a CEF os números dos apostadores do bolão. A culpa é da empregada, mas quem vai responder moral e materialmente pelo descuido vai ser o patrão que, muitas vezes, não tem nada a ver com o "pepino". Na verdade, a culpa do patrão diz respeito ao fato de ter contratado uma empregada desleixada. É a famosa culpa in eligendo, decorrente da má escolha da pessoa em que se confia a prática de um serviço. Esse é um dos riscos do capital, que deve sempre prestar seu serviço de forma responsável, sem erros ou equívocos.

Esse caso da lotérica lembra outra fato verídico e muito mais grave que foi tema do filme Mar Aberto. Vinte mergulhadores contratam um barco que os leva para mergulhar em alto mar. Na hora da volta, o empregado da embarcação faz a conta errada do número de mergulhadores se equivoca e pensa que todos já estão a bordo. Não estão. Um casal continua mergulhando vendo as belezas do alto mar. Quando chegam na superfície o barco já tinho ido embora. Esse pequeno erro foi fatal. E a culpa é de quem?

Quando se erra uma conta, quando se digita equivocadamente um número, quando se confunde uma coisa com outra esse equívoco -- quase imperceptível -- pode causar trágicos danos, pode quebrar uma empresa, pode ter consequências inimagináveis. E a culpa vai ser sempre do dono do capital que assumiu os riscos do negócio.

Um comentário:

ZEPOVO disse...

Acreditar que a empregada "esqueceu" de registrar a aposta é uma prova de muita boa vontade.
O filme que mostra o "momento" em que a empregada "percebe" o "esquecimento" é no mínimo discutível, e o "detalhe" do pai da empregada estar no bolão é a "cereja no bolo": Mas paro por aqui porque acabaram minhas aspas....