Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alguns Pitacos Sobre Liberdade, Igualdade e Fraternidade e o Equilíbrio da Hipocrisia



No Mundo Dissimulado da Classe Média Certa Esquerda Não Tem Vez ou   o Equilíbrio da Hipocrisia

Ontem a blogueira Maria Frô - que participou do Fórum da Igualdade aqui em Porto Alegre -- disse, via twitter,  que gostou do convívio com a  esquerda gaúcha porque ela é mais bolivariana do que as esquerdas em outros locais do Brasil. Eu dei um reply para ela dizendo que a esquerda gaúcha é mais intolerante do que as outras. Poderia ter dito é mais "Bolsonara" do que as outras. E ela me respondeu, a esquerda gaúcha é menos dissimulada do que as outras. Fiquei pensando, o fato de uma esquerda mais radical ser menos dissimulada ou menos hipócrita ou mais autêntica do que outras esquerdas é porque ela é menos suscetível aos ideais classe média.(ou classe mérdia como diz certa esquerda)  Eu que acredito -- porque Sandor Marai (o grande escritor húngaro e vítima direta do comunismo)  assim me convenceu --   em lutas de classes, considero que o mundo melhor e possível é aquele  em que todos (ou a grande maioria) estejam inseridos no padrão  classe média,  é o mundo do equilíbrio e, portanto, o mundo da hipocrisia e da dissimulação.

Mas, como disse o nosso amigo POPA em seu último post, vivemos tempos estranhos, mas esses tempos estranhos são fascinantes.

E os Direitos da Solidariedade?

Debatemos no Brasil de hoje Liberdade e Igualdade. Debatemos direitos da liberdade e direitos sociais, as duas primeiras gerações de direitos. Quando começaremos a debater os direitos da solidariedade (fraternidade)?

Fóruns da Liberdade e Igualdade

Participei de um debate nos comentários do Blog Jornalismo B que critica o Jornal Zero Hora de dar apoio, inclusive publicitário,  ao Fórum da Liberdade e ignorar o Fórum da Igualdade. Primeiro disse que o fórum da Liberdade é mais diversificado do que o Fórum da Igualdade. Depois disse que no fórum da Igualdade participam as mesmas panelinhas de sempre. Pronto, fui trucidado.

Controle Social da Midia

É que o Fórum da Igualdade hasteou a perigosa bandeira do "controle social" da mídia.
Essa é uma idéia maluca.  Primeiro, quem serão esses controladores sociais da mídia?
Segundo, que interesses eles defenderão e que tipo de controle eles farão?

Prefiro mil vezes um controle econômico da mídia, como existe hoje nas sociedades socialmente desenvolvidas porque ele é difuso, complexo, multifacetário, transindividual do que um controle político da mídia que só existe nos regimes totalitários.

Sobre as Vaias ao Beto Grill

Li também que o vice governador do RS, Beto Grill (PSB) foi vaiado no fórum da Liberdade. Primeiro, vaia é direito. Segundo, ele foi vaiado porque se esqueceu que o plano econômico que vem inserindo mais e mais brasileiros na classe média não surgiu nos 8 anos do governo Lula. Surgiu antes.

Nenhum comentário: