Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 12 de abril de 2011

Dilma Compara o Incomparável

Dilma e Jintao brindam os bons negócios em  Pequim

Comparar a questão dos direitos humanos da China com os EUA é querer comparar o incomparável. Claro que todos os países têm problemas com direitos humanos, mas a China tem muito mais problemas com os direitos humanos do que os outros países.

O que não se pode fazer ou dizer é afirmar, como se afirmou, que a China tem problema com direitos humanos assim como os EUA também tem.

Na China, senhora Dilma, opositores e dissidentes não tem voz, eles são presos.  A censura é rígida, as detenções arbitrárias também e os militantes de direitos humanos, senhora presidenta, sofrem uma repressão severa. E a China censura a internet.

E o  Prêmio Nobel da Paz em 2010, Liu Xiaobo está preso.

Nos EUA pode até ocorrer alguns problemas de direitos humanos com imigrantes ilegais, a questão do muro na fronteira com o México etc., mas são problemas econômicos. O muro foi construído para conter grandes ondas de imigração ilegal. Esses assuntos pontuais relacionados aos EUA são titiquinhas perto da repressão política que ocorre na China, onde a censura do partido único impera e o direito de opinião não vale um centavo.

A China se abriu economicamente, mas quando vai se abrir do ponto de vista político?

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando os EUA vão atacar a China por desrespeitarem os direitos humanos como faz com os países que não tem poder financeiro nem militar?

PoPa disse...

Dilma tem um problemão. Nossa indústria tem sido arrasada pela indústria chinesa e não tem o que possamos fazer quanto à isso. Mantega quer reduzir o consumo interno, via aumento de impostos. Mas isso vai derrubar, ainda mais, a indústria brasileira.

Inteligência, responsabilidade, criatividade e conhecimento não é coisa comum neste governo, infelizmente. Ou como se justifica o caos orçamentário? A arrecadação não caiu, os investimentos não aumentaram. Quem fez este orçamento, ano passado, parece ter sido para quebrar este governo... Mas, espera aí, não foi a mesma Dilma que controlava tudo no governo passado? Não era o mesmo ministro da fazenda? Estranho que a crise se coloque como surpresa...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Muitas vezes, Anonimo, os Eua atacam porque a comunidade internacional assim deseja, a exceção do Iraque, como é o caso da Libia, do Afeganistão e na ex Iugoslávia. Quando os EUA se omitem e não atacam ele também é criticado, como ocorreu em Ruanda.

Popa, esse é um problemão mundial. Os produtos chineses, feitos com mão de obra infantil, a custo muito mais barato invadem os mercados internos gerando impactos. O que o Brasil poderia fazer para evitar isso?