Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um Tal Amami Nizar Vai Palestrar Sobre a "Revolução Tunisiana"


O pessoal do PSOL está a trazer ao Brasil, inclusive a  Porto Alegre, um dos líderes da 'revolução' tunisiana, o Sr. Amami Nizar, dirigente sindical da Federação de Correios e Telégrafos da Tunísia e Militante da Liga de Esquerda Operária. Segundo o panfleto, que li no Blog Somos Andando, "o dirigente tunisiano estará em Porto Alegre, no dia 14 de abril, para divulgar a revolução da Tunisia e buscar solidariedade com suas organizações de esquerda."(...)

Após a derrubada do governo, Amami Nizar continua imerso na mobilização contra a política do novo governo que pretende fazer novos instrumentos para contornar a revolução e frear os setores progressistas. "

É complicado.
Tudo que diz respeito ao mundo muçulmano tem de ser visto com cautela. A febre do radicalismo islâmico, que já tomou conta do Irã e Afeganistão, anda solta  por aquela região. Quando se diz que o novo governo, pós “revolução” (alguém ainda acredita em revolução???) pretende contornar e frear os setores progressistas há de se indagar, o que pretendem esses setores progressistas? Que alianças pretendem fazer? De que lado estão?

Um comentário:

GAbriela Rosa disse...

Revolução: movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, econômicas, culturais e morais. Como assim alguém acredita em revolução? O povo Tunisiano derrubou um regime ditatorial de mais de 30 anos. Depois disso, ainda derrubou 2 presidentes temporários e agora aprovou eleições para o dia 24 de julho. Além disso já foi aprovada a paridade entre homens e mulheres nas chapas que vão concorrer, 23 anos de punição eleitoral (sem poder se candidatar a nada) para todos as pessoas que ocupavam cargos durante o regime de Ben Ali.
Após, o processo revolucionário mais de 100 pessoas do antigo regime foram pressas e estão até hoje, inclusive ministros.
Isso não é revolução...?
Não sei se tu está apenas desinformado ou o teu ceticismo está te deixando cego.
Gabriela Rosa