Fujimori ou Humala?
Os líderes na pesquisa são os dois pólos, direita e esquerda: De um lado os candidatos Ollanta Humala, populista de esquerda e, de outro, Keiko Fujimori, populista de direita.
A eleição é domingo e tudo está a indicar que Ollanta e Fujimori irão para o segundo turno que só ocorrerá em junho !!!!
Humala lidera com cerca de 28% dos votos, seguido de Keiko, com 21%, o ex presidente Alejandro Toledo e Kuczynski, estão empatados com 18%.
Umalla, candidato de esquerda, anda de bike |
Mario Vargas Llosa declarou ontem seu apoio a Toledo e afirmou que um segundo turno entre Keiko e Humala "seria verdadeiramente uma catástrofe para o Peru", segundo matéria da Folha hoje.
A esquerda brasileira está fechadinha com Humala. Ele jura de pés juntos que não é um Chávez da vida. Interessante, ninguém quer ser um Chávez da vida.
Alejandro Toledo é acusado por opositores de ser usuário de cocaína e alcoólatra e foi instado pelos outros candidatos a refazer exames para provar que não usa drogas. Outro candidato, Luis Castañeda,ex prefeito de Lima, solteiro e sem filhos é acusado de ser homossexual.
Segundo a Folha: Humala é visto como frágil em um segundo turno porque ajudaria a unir o segmento mais conservador do eleitorado para derrotá-lo, como ocorreu em 2006, quando perdeu para García. Por isso, adotou uma tática "paz e amor" de migração para o centro, assessorado pelos petistas Luis Favre e Valdemir Garreta. Este blogueiro segue Luiz Favre pelo twitter.
A grande vedete da eleição é Keiko Fujimori, 35 anos e desde os 15 se prepara para ser presidente do Peru. Foi uma das primeiras-damas mais jovens do Ocidente quando seu pai, o ex-presidente Alberto Fujimori, em prisão domiciliar, lhe pediu que desempenhasse o cargo depois da ruptura de seu casamento com Susana Higuchi.
Ela se saiu muito bem no último debate presidencial realizado no domingo. Para muitos peruanos, apesar de tudo, Fujimori foi o melhor presidente dos últimos anos.Para eles, a filha garante a volta do pai. E isso é justamente o que aterroriza o resto do eleitorado, que lembra que El Chino foi condenado a 25 anos de prisão por corrupção e crimes de lesa-humanidade, e que Keiko foi acusada de financiar seus estudos em Boston com dinheiro público. Conheceu seu marido, Mark Vito Villnella, com o qual tem duas filhas, nos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário