Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Porque no Brasil Houve Sim Uma "Ditabranda"

Este livro de Nilmário Miranda é a prova cabal de que comparando o Brasil com Argentina e Chile houve uma ditabranda no Brasil.

Sempre quando chega 31 de março ou 1 de abril, começa a pipocar, nos  Blogs da nossa esquerda, aquele sentimento de ressentimento e rancor sobre as vítimas da ditadura militar e aquelas manifestações apaixonadas contra a lei da anistia.

Segundo o livro  "Dos Filhos Deste Solo", escrito pelo ex-ministro Nilmário Miranda, petista, e pelo jornalista Carlos Tibúrcio. Aliás, é uma co-edição da Boitempo Editorial (aquela do caso Emir Sader) e da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, 424 pessoas morreram no Brasil por conta da ditadura militar (1964/1985).

Essas informações retirei do Blog do Reinaldo Azevedo que foi buscar suas fontes no livro "Dos Filhos deste Solo". Alguma dúvida? Dá uma olhada no livro.

É um número elevado? É.

Mas é ínfimo, comparado às ditaduras argentinas e chilenas.

Segundo o Instituto Zequinha Barreto - Socialismo e Democracia:
Segundo os números oficiais, 18 mil pessoas desapareceram na Argentina, já para entidades de direitos humanos ao menos 30 mil desapareceram durante o período de repressão.

No Chile, foram 3.200 mortes, como se  lê aqui.

Comparando a ditadura do Brasil com a Chilena e Argentina não resta a menor dúvida: houve sim uma ditabranda no Brasil.

Nenhum comentário: