Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os Paradoxos dos Nossos Tempos

Enquanto Kate e William se beijam na frente do Palácio de Buckingham
O solitário e isolado republicano protesta contra a monarquia

Definitivamente vivemos tempos interessantes como gosta de dizer o historiador marxista britânico Hobsbawm. Mais de um milhão de pessoas vão às ruas de Londres saudar o casamento dos príncipes Kate e William. Um amigo inglês me disse: a popularidade da família real britânica  é hoje bem maior do que na época do casamento do Charles e da Lady Di.  Falam tanto da decadência da família real, dos hábitos medievais da monarquia, que é absurdo existir isso em pleno século XXI, mas por que eles são tão populares? Por que o povo gosta tanto das fofocas da corte?

3 comentários:

Pablo Vilarnovo disse...

Maia: de republicano esse aí não tem nada...

;-)

Fábio Mayer disse...

A monarquia inglesa custa caro?

Nada! Custa baratíssimo!!

Porque a monarquia inglesa funciona como um agente moderador dos embates políticos. A Inglaterra não tem presidente conspirando contra primeiro ministro ou tentando engessar o Legislativo, no último caso, como o presidente brasileiro sempre faz.

Ademais, o que o povo inglês gasta para manter a monarquia é INFINITAMENTE menos do que o brasileiro paga para manter presidentes e políticos em geral, com seus muitos palácios, aviões, helicopteros, carros oficiais e funcionários "de confiança" que se contam aos milhares, porque um presidente brasileiro não nomeia menos de 40 mil pessoas para eles.

A realeza inglesa, se muito, tem 1000 nobres que recebem algum provento oficial...

Carlos Eduardo da Maia disse...

De acordo com o relator, Fábio Mayer...