Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 19 de abril de 2011

Como Se Pode Dizer "Blog" no Rio Grande do Sul?


Esses velhos comunistas são dose. Hoje a Assembléia Legislativa do RS aprovou proposta do deputado Raul Carrion (PCdo B-RS) para reduzir o uso do "estrangeirismo", no estado. Ou seja esse projeto obriga a tradução de expressões ou palavras estrangeiras para a língua portuguesa.

E agora? Como, nós gaúchos em terras guascas,  vamos chamar Blog, Twitter, Facebook, Reply, Mouse?

Blog, pelo que sei, é uma  contração da expressão inglesa weblog. Log significa diário, como o diário de um capitão de navio. Weblog, portanto, é uma espécie de diário mantido na internet por um ou mais autores regulares.

Doravante, isso aqui não vai ser chamado de Blog, mas de Diário de Internet.

Cara, o Raul Carrion conseguiu 26 votos!!!! Que são eles?

3 comentários:

PoPa disse...

Como será chamada a parada do orgulho "gay"? Parada do "orgulho de quem tem opção sexual pelo mesmo sexo"?

Sério, isso é coisa de quem não tem o que fazer de melhor na vida. Vá buscar uma melhoria do nível de ensino básico; vá buscar que as pessoas entendam o que leem, mesmo que em português; vá TNC!

PoPa disse...

Algumas coisas me preocupam. Por exemplo, o chefe de gabinete dele, ontem no Palavras Cruzadas, dizia que nomes próprios estaria fora do objetivo da lei. No entanto, o texto que está no site da AL não faz esta excessão. Logo, Subway, Big Mac, Pajero... e como ficarão os gringos com seus capeletti, galeto di primo canto... e como será chamado um capuccino, um fondue? Na falta de palavra que traduza, tem que ter, com letras iguais e do mesmo tamanho, uma explicação em português. Cardápios serão quilométricos e insanamente confusos.

E minha metade sul, que tem no espanhol dezenas de expressões utilizadas no dia a dia, inclusive em jornais e documentos?

O textos jurídicos, como ficarão? Latim é língua estrangeira, mesmo morta, pois não é português...

Carlos Eduardo da Maia disse...

Popa, um perfeito idiota latino americano.