Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

As Imagens de Gaza








As imagens de Gaza são fortes.Fotografias circulam pela internet. O tom é dramático e real. Em todos os grandes portais as lágrimas da injustiça e da revolta estão presentes. São crianças feridas, mortas, os corpos sendo enterrados. O desespero das mães, dos pais, dos irmãos, das pessoas.
As imagens valem muito mais do que as palavras. Elas dizem tudo. É a realidade que está ali. Elas fazem a cabeça da opinião pública. E a humanidade se posiciona contra Israel. Os ataques aéreos e terrestres são desproporcionais. Realmente são.
É impossível fazer ataques cirúrgicos em zonas de grande densidade populacional. Mas o terrorismo, por acaso, respeita as proporções?
Por que motivos, afinal, Israel está atirandos seus torpedos de última geração nos radicais do Hamas ? As imagens 'cegam' essa resposta.
Israel - aproveitando a ocasião -- quer fazer uma grande 'varredura' na faixa de Gaza. Quer enfraquecer o Hamas. Vai conseguir? A crise com o Hezbolah, no sul do Líbano, mostrou que essa tática não está dando certo. Por que apostar agora?
O que está feito, está feito. O passo foi dado. Voltar atrás, agora, é demonstração de derrocada. Israel não vai querer sair humilhado. E a guerra é de guerrilha. Tudo complicado.
O ressentimento dos palestinos contra Israel é o alimento que o Hamas precisa para tomar conta do poder. E o Hamas, dizem, foi legitimamente eleito para tomar conta da autoridade palestina. O Hamas é, portanto, governo legitimamente eleito, mas o Hamas quer o fim de Israel. Hitler, legitimado no poder pelo voto do povo alemão, também queria o extermínio do "problema judaico" numa silenciosa Europa.
E tudo se complica nas engrenagens do labirinto da geopolítica mundial.

Israel tem seus motivos. O Hamas tem seus motivos. Os dois estão errados.

10 comentários:

- Luli Facciolla - disse...

Carlos,
Vim do Gavinhas da Alma, por indicação e passei por lá por outra indicação... Venho seguindo assim pra alimentar minha fome de boas leituras. Obrigada por esse espaço.
Quanto ao post, nos resta esperar, para mais um ano "novo", que a paz chegue aos homens de bem. Quem está certo? Não sei...
Sei que as lágrimas tem motivos para cair, não é?!

Beijos!

PoPa disse...

Aquele canto do mundo é complicado. Hamas quer acabar com Israel, mas é de uma incompetência atroz! Fica atirando foguetes diariamente e quase não faz vítimas... Se Israel devolvesse na mesma moeda, iria matar muito mais gente que está matando agora, por incrível que pareça. Os ataques estão sendo muito precisos, mas o que acontece por lá é mais ou menos o que faz o mst por aqui: usam crianças como escudos! Se fossem homens de verdade, tirariam suas crianças de perto deles!

Anônimo disse...

O que assisto neste teu blog, Maia, é algo muito triste. Teus comentários pautados por essa espécie de busca estapafúrdia por uma "neutralidade" e um equilíbrio que são impensáveis num momento como este em que não são palestinos que estão sendo massacrados, assim como não foram judeus ou poloneses ou russos na segunda guerra; são vidas humanas indefesas e inocentes sendo destroçadas com armamentos pesados proibidos pela conferência de Genebra. Não é questão de sentir pena, é o momento da denúncia e da resistência a um CRIME contra a humanidade. E estes outros comentários do Charles sobre bombardeios PRECISOS ou comparando Gaza com um morro carioca que a polícia invade (e mata civis à vontade justificando depois que tratava-se de traficantes, mas isso o Charles não fala); essa idéia maluca do tipo "tem que fazer alguma coisa com esses terroristas nem que mate um monte de gente". Que é isso? Quem sabetentar um pouco de diplomacia, amigos? Vcs vão dizer que é culpa do Hamas... o demônio da vez... E Israel se esforça mesmo pela paz? Quem sabe um pouco de história sobre como Israel foi criado desrespeitando os moradores da região por uma europa culpada pelos campos de concentração? Quando pessoas como vcs naturalizam este massacre tornando-o aceitával, agem como alemães na segunda guerra olhando pelas grades dos guetos e achando "desagradável", mas, o que fazer... todos têm suas razões... Minha rápida visita ao convívio de vcs chegou ao fim. Mas saibam que este tipo de postura de vcs que chancela este tipo de horror é, no mínimo, um sintoma dos tempos em que vivemos e certamente tem consequências.

O Mascate disse...

Infelizmente a população sofre por ser fundamentalista e acreditar que pelo terror conseguirão o que querem de Israel.
Acontece que em todas as guerras milhares de civis são mortos de maneira insana e bárbara, pois a guerra por si mesma já é uma insanidade, mas Israel tem que defender seu território e seu povo e nada disso estaria acontecendo se os muçulmanos se preocupassem apenas em virar o "rabo" para Meca e rezar, mas eles querem pentelhar o planeta, é só olhar que todo tipo de confusão está no Oriente Médio, os muçulmanos não dão tréguas à ninguém fazem barbaridades, desrespeitam outras etnias e religiões, são covardes, são bárbaros.
Mas quando Israel resolve tomar as rédeas da situação e começa retaliar, o mundo vem abaixo aí começam aparecer os defensores dos direitos humanos etc...Agora, quando o Hammas fica bombardeando ou enviando seus homens bomba para Israel e matam centenas de civis ou crianças inocentes eu não vejo um só desses defensores da vida se manifestando.
A vida de uma criança Judia tem menos valor que uma Muçulmana?
Crianças morrem diariamente no Brasil de fome de miséria, de violência, nas mãos do tráfico, e os humanistas de plantão só enxergam as mortas da Palestina.
É muita hipocrisia.

Anônimo disse...

Para algumas pessoas, o mundo é preto e branco.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezado Luiz, volte sempre e vamos trocar figurinhas. Pampa, o radicalismo da intolerância sempre usou e abusou dos inocentes úteis. Sempre foi assim. Maurício, ninguém é neutro. Eu não sou neutro. Eu sou parcial. Mas não vou tomar posição aqui de forma radical. Israel tem seus motivos. Tire na locadora o DVD do filme palestino Paradise Now. Fernando, concordo plenamente contigo: é muita hipocrisia.

Anônimo disse...

Fernando, só os outros são fundamentalistas, né? O sionismo não é fundamentalista... Só o Hamas é terrorista, o estado judeu não é... Se os muçulmanos rezam com o "rabo" voltado para Meca, vcs, sionistas, rezam com a testa grudada no muro... que diferença faz?? Por que este preconceito e esta grosseria com a religião alheia?? O ódio assassino do Hamas é igualzinho ao ódio assassino do estado de Israel e dos seus defensores, como você. "Infelizmente a população sofre" ; " Israel tem que se defender". Tudo para justificar este massacre... como se fosse natural... isto sim é fundamentalismo, mas todo o fundamentalista só vê no outro o fundamentalismo e para todo o fundamentalista a vida dos outros vale muito pouco. Com relação a homens-bomba... quem disse que os defensores da vida não se manifestam?? Homens bomba são horrendos e quem sustenta este tipo de horror é a sua forma de pensar, ou vc acha que um piloto israeli que assassina crianças de manhã e à tarde vai tomar coca-cola e comer hambúrguer com seus colegas de farda é menos homem-bomba? Me poupe. É este tipo de ódio e lógica doente de vcs que gera tanto sofrimento. Yesh Gvul, isso sim é postura crítica e luta ativa pela paz, de judeus conscientes que se arriscam para construir algo novo e belo que inclua, entenda, solidarize em vez de matar. Vcs já deram uma olhada no sítio? Pois deveriam!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Maurício, Israel não prega o fim do Estado Palestino, mas o Hamas prega o fim do Estado de Israel. Eis ai uma grande diferença. A verdade verdadeira é que o pensamento políticamente correto é parcial e hipócrita. Quem não sensibiliza pelas pobres crianças palestinas mortas e feridas pelas bombas de Israel? Mas a história não é apenas essa. O contexto é muito maior. E o pensamento politicamente correto é cego para o contexto maior. É hipócrita....

Anônimo disse...

É um saco trocar idéia com gente que não consegue controlar a própria raiva. Mesmo em um texto dá pra perceber o sujeito babando de ódio enquanto faz acusações sem muito sentido.

O Mascate disse...

Mauricio
Em primeiro lugar devo te avisar que não sou Judeu portanto não oro com a cabeça colada a muro algum, para te dizer a verdade eu não acredito em orações e sim em ações.
Eu não sei se você já percebeu, mas todo país extremamente religioso é atrasado, e não é diferente no Oriente Médio onde o tal de Alá manda e o povo se explode atrás de quarenta virgens, Israel tem mais é que enfiar milhares de mísseis para cima desses otários rezadores que acreditam estar sempre em uma guerra santa.
Não acredito que Israel seja um exemplo de diplomacia, mas se você tem um vizinho que te atira pedras todos os dias um dia a sua paciência vai para o espaço e você acaba enfiando a porrada no seu vizinho.
Os Palestinos nem sabem o motivo de tanto ódio, mas eles tem que odiar alguém, pois esse sentimento se ensina nas escolas, as mesmas que os terroristas usam de escudo para se protegerem, e com isso matando inúmeros inocentes Palestinos, por acaso os fins justificariam os meios?
Sei que inocentes irão morrer, mas em uma guerra invariávelmente quem sofre é a população, infelizmente.
Os combatentes chegarão ao colo de Alá com as quarenta ou setenta virgens que lhes é prometido, e o mundo continuará na mesma, os mais fracos mesmo sendo bandidos serão protegidos pela opinião pública e hipócrita dos que queimam bandeiras Americanas como se isso fosse alguma forma de agressão, além de fundamentalistas são cretinos.
Quanto à religiões, voce me acusa de grosseiro e preconceituoso com a religião alheia, mas só uma pergunta, por acaso quem foi que destruiu os Budas no Afegnistão em nome de Alá?
Isso é não grosseria ou desrespeito?
Ahhh!! sim isso tem outro nome...BURRICE e fundamentalismo.
Sr. Maurício recolha seu ódio as pessoas que pensam neste não acreditam em inocentes entre os muçulmanos, simples assim.