Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O Mundo é a Faixa de Gaza




Histórias fantásticas sobre um futuro próximo. Esse é o roteiro ideal para um filme de ficção científica. É a fórmula do Blade Runner e do "A Lenda". Como seremos amanhã? E se a violência vencer o que será de nós? A história do filme Filhos da Esperança (Children of Men, 2006, dirigido por Alfonso Cuarón e roteiro baseado em livro de P.D. James) é a seguinte: a violência venceu, o mundo entrou em colapso e a barbárie reina em todos os países mundiais, menos um: a Inglaterra. O filme - não por acaso - é inglês. Mas quem disse que a calma reina na Inglaterra?

E o pior de tudo: não nascem mais crianças. Por quê motivos elas não nascem? O mais novo ser humano tem 18 anos e morreu violentamente em Mendoza, Argentina. A humanidade se abalou. e caminha para a extinção. Está todo mundo sem controle. Todos matam todos, alguns sobrevivem. É a sociedade sem Estado, sem lei. O mundo é a faixa de Gaza. A Inglaterra não quer saber de estrangeiros, nem mesmo os europeus e conclama a todos os cidadãos: denuncie os ilegais. Movimentos de diversos tipos surgem.

Mas um milagre ocorre: uma mulher - de origem africana -- fica grávida. Ela está na Inglaterra e é imigrante ilegal. Toda a história de ficção científica tem um heroi. Ele se chama Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Ele protege a jovem grávida, porque seu filho, a criança que vai nascer, é a salvação da humanidade.

Elenco:
Clive Owen .... Theodore Faron
Julianne Moore .... Julian Taylor
Michael Caine .... Jasper
Chiwetel Ejiofor .... Luke
Charlie Hunnam .... Patric
Claire-Hope Ashitey .... Kee

Nenhum comentário: