Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Sobre Formiguinhas e Titicas




Todos os anos no final de janeiro a mesma cantilena. Qual fórum é o melhor? O de Davos ou o de Porto Alegre? O de Porto Alegre foi para o espaço, não existe mais, este ano se mudou para Belém no Pará. Dizem que Belém fica longe, mas o que importa é que está situado no coração da Amazônia. E a Amazônia, dizem os xenófobos, é nossa.

O fórum de Davos vai ser interessante. Quarenta chefes de estados mundiais já confirmaram presença e eles pretendem discutir o futuro da humanidade diante da crise do capitalismo mundial. O assunto em debate vai ser a regulamentação dos mercados mundiais e a mudança de foco e agenda. Se eu tivesse tempo e grana eu adoraria sentar na primeira fila para assistir os debates.

Enquanto isso, no fórum de Belém, o encontro de Chávez, Evo, Lugo, Correa e Lula. E na plateia um bando de formiguinhas que querem construir o óbvio: um mundo melhor e possível. Eu também quero construir um mundo melhor e possível. Quem não quer construir um mundo melhor e possível? Mas as formiguinhas parece que só têm titicas na cabeça, porque para elas só existe uma alternativa possível para um mundo melhor: socialismo ou barbárie. E ai o vivente faz a seguinte pergunta: mas que socialismo tchê? E ninguém responde nada, porque ninguém sabe.

Querem apostar? Vale uma bala sete belos. No ano que vem vai ser a mesma coisa. A mesma cantilena. Qual o melhor fórum: o de Davos ou o de......?

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses foruns sociais são, na melhor das hipoteses, irrelevantes.