Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Solução Final"


Um dos episódios mais marcantes do pós segunda guerra foi o sequestro do servidor do governo nazista, Eichmann, na Argentina, pelo serviço secreto israelense, Mossad. Eichmann foi levado para Jerusalém e julgado e condenado a morte por enforcamento. Os fatos que ocorreram no início da década de 60, foram magistralmente narrados por Hanna Arendt, que acompanhou o caso e o julgamento, no livro "Eichmann em Jerusalém".
E, por acaso, ontem fiquei sabendo que existe um filme sobre o assunto: "Solução Final" (Eichmann em inglês). Não pensei duas vezes: corri para a locadora e loquei o DVD.

Gostei.

Quando Eichmann - o homem mais procurado do mundo -- chegou a Jerusalém, a opinião pública israelense considerava uma besteira fazer um julgamento. A imensa maioria das pessoas achava que Eichmann deveria ser apenas e simplesmente executado. Foi assim que ele fez com milhões de judeus. Coube a um capitão do exército israelense, Avner Less, fazer o interrogatório de Eichmann e arrancar dele toda a verdade sobre a "Solução Final" do "problema judaíco" na Europa.

Eichmann é frio, calculista e cauteloso. Ele abre a boca de acordo com as estratégias. Dizia apenas que cumpria ordens. Afirmou que nunca matou nenhum judeu. Mas era ele o servidor responsável pela execução da "Solução Final". Certa altura ele argumenta: não era fácil para o soldado nazista executar crianças, mulheres e idosos. Esse tipo de procedimento baixava a moral da tropa. A solução menos traumática que foi adotada era de mandar para a câmara de gás. Fechavam-se as portas e tempos depois recolhiam-se os corpos.

Lá pelas tantas, Avner Less descobre que foi Eichmann que determinou a execução de seu pai em um campo de concentração. Teria ele "legitimidade" para interrogar Eichmann? O filme trata exatamente desses dramas da consciência e da hipocrisia. É um filme moral e jurídico que intercala imagem em preto e branco com cores pastéis para dar um ar de década de 60.

Recomendo para quem gosta e se interessa pelo assunto.

2 comentários:

Silvestre Gavinha disse...

Maia, brigadinha por mais essa. Eu não sabia que existia o filme.
Também não li o livro, embora seja mais um da minha lista.
Li trechos que falam dele, escritos pela própria Arendt na correspondência com a Mary McCarthy.
Parece que foi uma experiência bem difícil para ela e ainda mais, pela recepção que o livro teve depois.
Vou procurar o filme.
Abraços
Marie

Silvestre Gavinha disse...

Maia,
Acabei de assistir ao filme.
Muito bom né??
Mostra de forma sutil mas clara a figura hipócrita de Eichman, que de alguma maneira vai se desconjuntando no processo. E o drama de consciência de Avner. Se debatendo entre os deveres e os sentimentos.
Muito bom mesmo.
Me deu mais vontade de ler o livro da Arendt. Acabei de ordená-lo no Estante Virtual.
Vamos ver se consigo lê-lo.
Grande abraço
Marie