Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fala, Jabor



Eu, que já fui gauche na vida, como o Jabor fecho com ele. Roubei este texto do Jabor no Blog Lumiére. Se ele não disse tudo, ele disse quase tudo. Pincelei, com caneta amarela, as partes mais importantes. Foi praticamente o texto inteiro. Claro, o cabra disse tudo.


Muita gente que está aí, gritando slogans, não quer entender que a via mais revolucionária para o Brasil de hoje é justamente o que chamávamos de "democracia burguesa", com boquinha de nojo. Muita gente sem idade e sem memória não sabe que o caminho para o crescimento e justiça social é o progressivo aperfeiçoamento da democracia, minando aos poucos, com reformas, a tradição escrota de oligarquias patrimonialistas. Escrevo isso porque acho que a luta de hoje é entre a verdadeira esquerda que amadureceu e uma esquerda que quer continuar a bobagem, não por romantismo, mas porque o Lula abri-lhes as portas para a lucrativa pelegagem. Vejo, assustado, que querem substituir o patrimonialismo "burguês" pelo sindicalista, claro que numa aliança de metas e métodos com o que há de pior na política deste país. Vão partir para um controle soviético e gramsciano vulgar do Estado para ter salvo-condutos para suas roubalheiras num país sem oposição, entregue a inimigos da liberdade de opinião. Escrevo isso enojado pela mentira vencendo com 80% de Ibope, apagando como da história brasileira o melhor governo que já tivemos de 94 a 2002, com o Plano Real, com a Lei de Responsabilidade Fiscal, com a telefonia moderna de hoje, com o Proer que limpou os bancos e impediu a crise nos atingir, com privatizações essenciais que mentem ao povo que "venderam nossos bens...", com a diminuição da pobreza em 35% e que abriu caminho para o progresso econômico de hoje que foi apropriado na "mão grande" por Lula e seus bolchevistas. Ladroeira pura, que o povo, anestesiado pelo Bolsa-Família e pelas rebolations do Lula na TV, não entende. Também estou enojado com os vergonhosos tucanos apanhando na cara por oito anos sem reagir. O governo Lula roubou FHC e o mais sério período do País e seus amigos nunca o defenderam nem reagiram. São pássaros ridículos em extinção.

8 comentários:

guimas disse...

Concordo com o Jabor. Só ele e o resto dos 4% estão certos. Os 80% são uma gigante massa de manobra que se desgarrou da verdade e da honestidade, e está hoje hipnotizada. O PT e Lula são, na verdade, uma máfia do mal, que apoderou-se das mentes dos brasileiros. O crescimento da classe média, a diminuição da pobreza, a estabilidade econômica, nada disso se deve ao governo Lula. É tudo uma miragem. Estamos em outubro de 2002 e o país está a um passinho de se tornar a Suiça.

Sério, Maia, tu ainda compras este discurso paternalista invertido?

Além disso, o Jabor acabou de dizer que se aceita tudo se os 80% forem do lado dele.

Que coisa mais atrasada! Vamos disputar a eleição de 2002 de novo, então! Inventem uma máquina do tempo e o problema está resolvido!

Terráqueo disse...

Concordo com cada palavra do Jabor. Muito bom.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas - o crescimento da classe média, a diminuição da pobreza, a estabilidade econômica - tudo isso está intimamente ligado ao governo FHC que Lula teve a esperteza de continuar com a mesma política. E o que deve ser criticado é a própria oposição que deveria assumir esse discurso com mais impacto. Numa sociedade em que 50% do eleitorado é analfabeto ou semi analfabeto é isso o que ocorre. Se a filha do Serra teve o sigilo quebrado por um aloprado da vida, o que importa?

Carlos Arruda disse...

"Se a filha do Serra teve o sigilo quebrado por um aloprado da vida, o que importa?!"

Te respondo com outra pergunta, Maia.

Se o FHC comprou descaradamente a emenda da sua reeleição no congresso, o que importava?

Léo Bueno disse...

Jabor? JABOR? Não é possível que a oposição possa se deixar influenciar por Arnaldo Jabor! Um proxeneta da Embrafilme, que construiu diálogos primorosos para a História do Cinema Brasileiro, tais como "Eu fui enrabado pela Marylin", na boca de Tales Pan Chacon! E que agora, 20 anos depois de terem tirado o osso da sua boca - e o osso, lembremos, era o nosso dinheiro, que escoava dos gargalos da Embrafilme - vem se dizer "a Nova Esquerda", ao passo que apoia gente como o Alckmin, da Opus Dei! Pelamordedeus, VOCÊS ESTÃO REALMENTE FALANDO SÉRIO???

Carlos Eduardo da Maia disse...

Carlos Arruda, A emenda da reeleição não permitia apenas a reeleição de FHC. Lula também se beneficiou dela. E acho que foi sim uma emenda salutar para o Brasil. E uma coisa não tem nada a ver com a outra. Sigilos fiscais foram quebrados, isso é fato. Quem fez isso? Este é o ponto. O contador disse que não se lembra, mas vai se fazer com esse negócio. Ou seja, vai chantagear quem efetivamente pediu esse serviço.

Ogro Zen disse...

Crescimento da classe média!?!
Agora miserável é bolsista e pobre é classe média. Loas para o fim da pobreza, aguardemos o fim da "desigualdade"?

guimas disse...

"Guimas - o crescimento da classe média, a diminuição da pobreza, a estabilidade econômica - tudo isso está intimamente ligado ao governo FHC que Lula teve a esperteza de continuar com a mesma política."

Oras, Maia, isto tudo está ligado a teorias econômicas que o FHC teve a esperteza de copiar de ilustres intelectuais americanos.

Pela tua lógica, FHC também é só um copiador sem valor.

Depois, o que tu chamas de "esperteza" eu chamo de competência. Lula teve competência de continuar um programa econômico bom (com alguns pequenos ajustes, é claro). E faz um bom governo.

Pela tua lógica, a única opção do PT seria uma revolução: quebrar contratos, quebrar o país e o caos. Afinal, hoje se diz que ele só copiou FHC e, por isso, não tem valor.

De novo: não estamos disputando a eleição de 1998. Hoje a coisa é diferente. Em 1998, Lula era um candidato tão ruim quanto José Serra.