Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sobre a Arena do Grêmio


No dia 20 de setembro uma multidão de gremistas (dizem que foi 10 mil)  se deslocou para o Bairro Humaitá, em Porto Alegre,  para participar da cerimônia de início das obras da nova Arena do imortal tricolor. Nosso amigo Hélio Paz está muito desiludido com os novos rumos administrativos do Grêmio. Escrevi para ele a seguinte mensagem:

Hélio, semana passada tive um compromisso fora do estado e o céu estava limpo. O avião decolou do Salgado Filho e sobrevoou o bairro Humaitá. É um bairro miserável, paupérrimo. E fiquei pensando, em pouco tempo esse bairro vai mudar. Ele vai ser a porta de entrada de Porto Alegre. Vai ter a arena do Grêmio, seus edifícios, seus conjuntos comerciais, seu shopping, o acesso que liga ao Guaíba, à rodovia do Parque, a freeway. Vai ser tudo ali. E uma coisa puxa a outra. Outros prédios, outras residências, outros pontos comerciais vão surgir por ali, gerando empregos, renda. Isso  vai fazer circular capital (o que efetivamente importa), vai gerar impostos. E o Bairro Humaitá que é paupérrimo vai virar um bairro classe média. Assim como o Brasil que está saindo da exclusão social para a inclusão social. Isso é bom para todos, porque não interessa a ninguém a pobreza e a miséria.


Definitivamente, Porto Alegre vai mudar e mudança assusta. Por outro lado, acho que os sócios do Grêmio (e não sou sócio)  fez justiça com o Paulo Odone, talvez o grande presidente dos últimos anos. Foi Odone que tirou o Grêmio da segundona e colocou como vice da Libertadores. Odone tem liga, tem sorte e sabe escolher profissionais. Acho, por exemplo, que Odone não investiria no preguiçoso do Douglas, como faz a atual direção. Vai dar sim uma dor no coração quando o Olímpico for abaixo. Mas isso faz parte dos tempos de mudança. E Porto Alegre e o Brasil precisam mudar.

4 comentários:

Job disse...

Odone é o supra-sumo do casuísmo. Fora com estes aproveitadores que querem fazer do Grêmio tranpolim para seus projetos pessoais.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Discordo,Job. Odone foi o melhor presidente do Grêmio dos últimos tempos. Foi ele que tirou o time da segundona e colocou na Libertadores. Isso, por si só, é uma grande façanha.

Fábio Mayer disse...

O Grêmio é maior que o Paulo Odone e está vivendo um momento único e sintomático de sua história:

a) Quando nasceu, criou a Baixada nos Moinhos de Vento e foi super vitorioso por décadas;

b) Quando ergueu o Olímpico Monumental, foi super vitorioso por uma década de hegemonia no futebol gaúcho;

c) Quando ampliou o Olímpico, novamente teve uma virada, pôs-se no topo do futebol brasileiro e mundial;

d) Agora, investindo na nova Arena, o clube vai entrar em outra fase hiper vitoriosa, de grandeza extrema, a merecida para um clube ousado como o Grêmio!

Quisera o meu Coxa ser assim...

Anônimo disse...

sem comentarios , que se arrisca a virar socio do gremio agora? liga e pergunta se vc virar socio se sua entrada ta garantida na nova arena,,,