Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cio Da Terra em 1982

Em outubro de 1982 eu era universitário e o pessoal do DCE da UFRGS resolveu fazer uma espécie de woodstock guasca nos pavilhões da Feira da Uva em Caxias do Sul chamado Cio da Terra. Era tempo de ditadura militar e João Figueiredo - aquele que amava os cavalos - estava sentado na cadeira do Planalto. Era época de abertura, mas o risco de porrada era grande.


Foi minha primeira grande experiência hippie. Naquela época todos usavam cabelos mais ou menos cumpridos e lembro que havia comprado - por poucos cruzeiros - uma camisa falsificada do Solidarnosc, o sindicato do Lech Walesa em Gdansk, Polônia, que resolveu se impôr contra a burocracia soviética. Naquela época eu era bem gauche da vida, mas não queria que o Brasil se transformasse numa filial da União Soviética.

Era um monte de malucos acampados em pequenas barracas dormindo em sleeping bags e passamos os dias assistindo palestras, shows, bebendo e fumando. Passaram por lá Ednardo do pavão misterioso, o grande Jorge Mautner, Sivuca, Geraldo Azevedo, o Nei Lisboa e o Nelson Coelho de Castro (naquele tempo do Julinho).

Tenho saudades dessa época que não volta mais. Hoje tudo é diferente. E como éramos ingênuos.

Nenhum comentário: