Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Consumo Vence Eleições

Chavistas, embalados pelo garoto propaganda Hugo -- que pede ao povo venezuelano consumir -- comemoram resultado das eleições de domingo.


O sociólogo Alberto Carlos Almeida, que escreveu Cabeça do Brasileiro, esteve ontem no Band Eleições. Ele disse que a possibilidade de uma vitória de Dilma no primeiro turno, no próximo domingo,  é mais forte do que a realização do segundo turno. E por que isso?

Ora, por causa do consumo. O consumo sempre esteve atrás das últimas eleições. Foi o consumo no Plano Real  que elegeu FHC, no primeiro turno, nas duas eleições que participou. Foi a queda no consumo, durante as crises mundiais do último governo FHC que fez o Brasil eleger Lula, que manteve a mesma política econômica de FHC e, conseguiu, por causa disso, a sua reeleição.

E agora, o brasileiro quer continuar consumindo, quer continuar com a mesma política econômica e, por isso, vota na Dilma.

Chávez vive época de turbulência na Venezuela, um pais dividido pelo ódio ideológico, com grande crise de abastecimento, inflação de 30%, aumento da violência e insegurança.

E Chávez virou garoto propaganda de artigos chineses na TV estatal venezuelana e conclama o povo a consumir esses produtos.

Chávez sabe que consumo vence eleições.

E as eleições de ontem na Venezuela demonstram que a onda chavista continua forte. Apesar de ter perdido a maioria absoluta no parlamento, o partido governista do Hugo Chávez conquistou 90 cadeiras das 165 em disputa.

A oposição a Chávez que -- parte dela - tentou fazer o golpe midiático de 2002 e boicotear a última eleição parlamentar faz um trabalho de formiguinha. Tenta conquistar seu espaço aos poucos, pelas bordas. E esse é um trabalho de conscientização e a oposição brasileira que, ao que tudo indica, vai sair enfraquecida das urnas no próximo dia 3, vai ter de fazer trabalho semelhante.

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