Chavistas, embalados pelo garoto propaganda Hugo -- que pede ao povo venezuelano consumir -- comemoram resultado das eleições de domingo.
Ora, por causa do consumo. O consumo sempre esteve atrás das últimas eleições. Foi o consumo no Plano Real que elegeu FHC, no primeiro turno, nas duas eleições que participou. Foi a queda no consumo, durante as crises mundiais do último governo FHC que fez o Brasil eleger Lula, que manteve a mesma política econômica de FHC e, conseguiu, por causa disso, a sua reeleição.
E agora, o brasileiro quer continuar consumindo, quer continuar com a mesma política econômica e, por isso, vota na Dilma.
Chávez vive época de turbulência na Venezuela, um pais dividido pelo ódio ideológico, com grande crise de abastecimento, inflação de 30%, aumento da violência e insegurança.
E Chávez virou garoto propaganda de artigos chineses na TV estatal venezuelana e conclama o povo a consumir esses produtos.
Chávez sabe que consumo vence eleições.
E as eleições de ontem na Venezuela demonstram que a onda chavista continua forte. Apesar de ter perdido a maioria absoluta no parlamento, o partido governista do Hugo Chávez conquistou 90 cadeiras das 165 em disputa.
A oposição a Chávez que -- parte dela - tentou fazer o golpe midiático de 2002 e boicotear a última eleição parlamentar faz um trabalho de formiguinha. Tenta conquistar seu espaço aos poucos, pelas bordas. E esse é um trabalho de conscientização e a oposição brasileira que, ao que tudo indica, vai sair enfraquecida das urnas no próximo dia 3, vai ter de fazer trabalho semelhante.
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