Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O Retrato do Brasil de Nossos Dias



Meu  professor - graças a deus ainda sou aluno, porque tenho muito a aprender- me disse que o estado brasileiro está se aparelhando para tomar conta  e controlar a vida dos indivíduos. Com olhar bem arregalado ele falou para seus alunos: tomem cuidado, hoje o estado sabe tudo, ele sabe quanto você gastou no cartão visa, mastercard ou american, sabe que você é assinante da net ou da sky, sabe que no bradesco, no itaú ou no banco do brasil sua conta tem isso de saldo e confere tudo  com sua declaração na receita federal.

De início achei que meu professor era meio fora da casinha ou paranóico, mas hoje vejo que muita razão ele tem. Se não fosse a grande mídia - e muita gente defende que certos agentes sociais exerçam controle dela  antes de ir para o ar - não saberiamos de quase nada. É certo que existem exageros, mas é melhor acreditar nos exageros do que sermos surpreendidos amanhã com a consolidação de um estado dominado por agentes, atores e militantes  que insiste em agredir os nossos direitos humanos.

Claro que em ano eleitoral não se pode dar muito crédito a certas notícias, mas os fatos estão ai no tabuleiro da política.

Se existe um fato verdadeiro é esse: Verônica Serra,  filha do Serra,  teve o sigilo quebrado, tendo em vista procuração falsa apresentada por um contador chamado Antônio Carlos Atella Ferreira.

Seu Ferreira deu hoje uma entrevista à CBN dizendo que - vejam só - não se lembra quem pediu a ele que acessasse os dados - sigilosos - de Verônica  e disparou: "pretende arrumar a vida com essa história".

Esse é o retrato perfeito do Brasil de hoje. De um lado estamos vivenciando -- como bem disse o meu professor -- um estado, composto por servidores aloprados ou não, militantes ou não, que está de olho em você, nos seus dados, nas suas contas, na sua vida particular. E de outro, a canalice de alguns cidadãos, que ainda acreditam que o bom é levar vantagem, que aguardam o momento sagrado para arrumar sua história de vida. Coisas do Brasil do reino do pop presidente.

5 comentários:

Ogro Zen disse...

Maia, sejamos racionais, este governo é bom e original:
Naquilo que é bom, não é original;
No que é original, não é bom!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fantástico, Ogro.
Dez simplesmente dez.

Fábio Mayer disse...

Que o governo controla tudo o que fazemos é verdade.

Mas, voltando à seara política, quem começou com isso foi o governo FHC, que instituiu nada mais, nada menos, que 20 declarações que os cidadãos e as empresas em que eles compram, vendem, emprestam ou tomam serviços, são obrigadas a entregar sob pena de multas pesadíssimas.

Quando um governo sabe demais da vida do cidadão e quando o povo de certo lugar não é dado aos valores da moral e da ética como o do Brasil, é inevitável que dados sigilosos vazem. EM algum momento haverá alguém vendendo informações e sempre terá gente comprando, especialmente em um país como o Brasil, onde a polícia não atende um 190, se recusa a fazer BO, deixa de investigar crimes, onde juízes e promotores empurram processos com a barriga para não trabalhar muito, onde é preciso pagar propina para conseguir serviços públicos óbvios, etc...

Este não é o país de Lula, caro Maia, este é o Brasil de sempre.

Não afirmo que foi DIlma, ou o PT ou Lula quem mandou vazar as informações, como também não afirmo que não mandaram... é preciso comprovar fatos criminosos e não julgar de modo antecipado.

O que afirmo é que corrupção assim, de buscar incongruências fiscais em bancos sigilosos de dados, é coisa comezinha no Brasil... não afeta apenas os tucanos em época de eleições.

Terráqueo disse...

O mundo inteiro está sofrendo com essa falta de privacidade. Vivemos na época do big brother.

guimas disse...

Valeu, Fábio. É bom ler algo mais "pé-no-chão" de vez em quando.

O Maia anda meio desregulado ultimamente. Deve ser a chuva.