Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Brasil Precisa de Segundo Turno.

Com quem será? Com quem será que o Brasil vai casar?

Dizem que é onda verde puxada pela Marina. Dizem que são as "Vejas" do Polvo. Mas o certo é que Dilma está a cair e a possibilidade de segundo turno passou a ser concreta. Como o bom e brega chavão: a esperança é a última que morre.

É fundamental, é importante, é bom para a cidadania que tenhamos bons debates e embates no segundo turno. Isso até pode desanimar a militância petista (onde ela está?) e animar a oposicionista (onde ela está?), mas o país precisa refletir melhor, pensar bem antes de decidir, de forma definitiva.

Juro que até hoje não sei quem é Dilma, o que está por detrás daquela senhora plastificada e gostaria de conhecer melhor a candidata do PT. Será mesmo que ela é competente ou apenas um artefato? Ela participou ou não participou dos esquemas de corrupção no Palácio do Planalto? Essas questões -- pontuais  devem submergir e vir a tona depois de 3 de outubro. O Brasil precisa saber. O Brasil precisa de segundo turno.

Sobre o assunto, sugiro a leitura do Blog do Josias de Souza: Marina virou o pesadelo de Dilma e o sonho de Serra

3 comentários:

senna madureira disse...

Maia, velho amigo

Desde o inicio da campanha eleitoral estava "escrito nas estrelas" que haveria segundo turno.

As pesquisas foram manipuladas tendendo para a candidata do Lula da Silva a fim de usar o BANDWAGON-EFFECT" que traduz-se como a síndrome do “efeito adesão” no processo eleitoral.

A maioria dos eleitores tendem a manifestar preferência para o candidato que “está na frente", fortemente influenciados leo efeito da flutuação nas intenções de voto apontadas pelas pesquisas eleitorais.

Agora a mascara esta caindo

Carlos Eduardo da Maia disse...

Espero que você tenha razão, Senna. Precisamos de segundo turno aqui, no RJ ( e dá-lhe Gabeira) e no Brasil.

Anônimo disse...

A marcha das pesquisas, segundo Marcos Coimbra


Marcos Coimbra, do Vox Populi, não conseguiu identificar as tendências que o Instituto Datafolha diz ter percebido no eleitorado.

O Vox Populi tem uma enorme quantidade de tracking (pesquisas rápidas diárias) e pesquisas em diversos estados.

Para o iG/Band, sua pesquisa buscar 500 novos pesquisados diariamente. Para partidos políticos, 3 mil. Faz tracking em Minas, São Paulo, Paraná, Santa Catarina.

Nenhuma de suas pesquisas apontou as tendências divulgadas pelo Datafolha.

Nele, há uma queda discreta de Dilma, Serra se estabilizando no patamar de 28% e Marina subindo.

Nas pesquisas do Vox, não se observou nenhuma tendência de queda de Dilma – que nunca fica abaixo de 49%. Em geral, oscila entre 49 ae 51%. Serra permanece na faixa de 20 a 25% - no momento está em 22%.

Se descontar os 12 a 14% de Marina, sobram de 10 a 12 pontos para Dilma vencer no primeiro turno.

A única tendência nova detectada é de um leve crescimento da Marina, mas restrito aos grandes centros do sudeste.

Coimbra explica que uma pesquisa apenas não pode se pretender identificar o todo. As análises precisam ser feitas em cima do conjunto de pesquisas de todos os institutos. Mas o Datafolha continua considerando seus dados os únicos capazes de refletir a realidade.

Coimbra lembra que nessas eleições, durante todo o tempo o Datafolha correu atrás dos demais