Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tentativa de Golpe no Equador


Rafael Correa, presidente do Equador e aliado de Chávez, estava fazendo um pronunciamento quando policiais lançaram uma bomba de gás lacrimogênio. Correa foi parar no hospital. Ele passa bem.

Tudo começou porque o governo do Equador conseguiu aprovar na Assembléia Nacional a lei do serviço público, que remove prêmios e benefícios dos policiais. A eliminação dos benefícios econômicos foi rejeitada pelos policiais, que protestaram em várias cidades do Equador,Um grupo de cerca de 150 policiais da Força Aérea tomou a pista o aeroporto internacional de Quito.
A situação política ficou tensa nesta quinta-feira no Equador, quando uma ministra de Correa afirmou que o presidente estudava a possibilidade de emitir um decreto dissolvendo a Assembleia Nacional, em função de um conflito interno com seu movimento político que vem freando a promulgação de leis cruciais para seu projeto socialista.
Em discurso proferido nesta quinta-feira na janela do regimento do exército, o presidente Rafael Correa chamou os manifestantes de "bandidos" e disse que "se quiserem me matar, que me matem." Após discursar na janela do regimento, Correa foi atingido por bombas de gás lacrimogêneo lançadas pela polícia e levado ao hospital. segundo o site Terra.



3 comentários:

senna madureira disse...

Maia

Eu nunca compraria um carro usado desse tal Rafael Correa.

Picareta da melhor qualidade.

Tudo armação, Maia, tudo armação

PoPa disse...

O interessante é que só ele estava com a máscara contra gases... Esse cara é um brucutu que queria ser igual ao Chávez, mas o povo equatoriano ainda não está totalmente domado. E Chávez nunca tiraria privilégios de servidores públicos, pelo menos não de policiais.

Ele conseguiu aprovar uma lei que possibilita ele a fechar o parlamento em casos de "emergência". Qual a vantagem disso? Fazer leis a seu bel prazer, reduzir a oposição com regras casuísticas (muito conhecido por nós durante a ditadura) e por aí vai.

É uma legítima republiqueta de bananas.

Fábio Mayer disse...

Acabei de entrar na net e vi esse "causo" envolvendo o bolivariano "light", Rafael Correa.

Tá me parecendo mais um protesto da classe policial que um golpe, golpe não se faz sem tropas nas ruas...

Mas que o Equador é uma republiqueta de bananas, que no caminho que vai vira uma Venezuela, é!