Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Operação Mercari - Mais Um Capítulo de Falcatruas no Banrisul - Um Banco Que Deveria Ser Desestatizado

Carros da PF estacionam em frente a conhecida agência de publicidade em Porto Alegre.

Mais um motivo para que o Estado do Rio Grande do Sul privatize -- de uma vez por todas -- o Banrisul. Banco estatal de um estado federado sempre serviu para isso. Sempre foi assim e assim sempre será.

Infelizmente, nenhum dos possíveis candidatos a governador do RS vai privatizar ou ao menos desestatizar o Banrisul.

Quando uma pessoa tenta sair de um país levando grande quantidade de dinheiro vivo em mala ou pasta é que tem falcatrua no meio. Foi isso que aconteceu  recentemente com um publicitário que foi preso no aeroporto de São Paulo. A partir dessa prisão a Polícia Federal começou a trabalhar com mais ênfase na operação Mercari - que teria iniciado em outubro de 2009 com a denúncia de uma testemunha no MP de Contas do RS --  e que culminou hoje com a prisão de diversas pessoas, entre elas o gerente de marketing do Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul e diretores de agências de publicidade que cobravam propinas na ordem de 30% daquilo que deveria ser pago, segundo informação da própria PF, em entrevista que está sendo concedida exatamente agora, 14: 40 h de quinta-feira, 2 de setembro.
.
Nas operações realizadas pela PF foram apreendidos  cerca de R$ 2 milhões aparentemente sem origem identificada.

Segundo a ZH on line:

A Polícia Federal prendeu o superintendente de marketing do Banrisul, Walney Fehlberg, um representante da agência SL&M, Gilson Stork, e um diretor da DCS, Armando D'Elia Neto

Essa suposta organização criminosa, integrada por alto funcionário do banco, diretores de agências de publicidade e prestadores de serviços pode ter causado prejuízo de mais de R$ 10 milhões nos últimos 18 meses.
A investigação dá conta de que as ações de marketing do banco, contratadas junto a agências publicitárias, seriam superfaturadas. De acordo com a PF, as campanhas eram terceirizadas a empresas que, por sua vez, subcontratavam os reais executores dos serviços. Estes, segundo a PF, cobravam preços muito menores do que aqueles pagos pelo banco.

6 comentários:

Conferes disse...

Quais são mesmo os partidos que estiveram a frente do Banrisul nos últimos anos, mesmo?
Quem é o governo estadual atual que nomeia a administração do Banrisul.
Bah, que matéria esclarecedora!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

O que acontece no Banrisul aconteceu no Banerj, no Banestado, no Banespa e praticamente todos os bancos estaduais. O Brasil tem sim de ter banco público para fomentar o nosso desenvolvimento como BNDES, Banco do Brasil e CEF e ponto final. Não há motivo nenhum para um estado ser acionista majoritário de um banco estadual. Isso é idéia de início do século XX. Politicagem -- e não importa o partido -- dá nisso, administração de empresa e politicagem são palavras que não rimam.

PoPa disse...

Qual a verdadeira vantagem de ter bancos estatais? O Banco do Brasil leva alguma vantagem para seus clientes por ser público? O Banrisul dá alguma vantagem aos funcionários públicos que são obrigados a ter contas por lá? Não! Os juros são os mesmos - até maiores - dos bancos privados! A Petrobrás tem vantagem ser privada? Nossa gasolina é a mais cara do mundo por conta deste monopólio!

Mas esta coisa de ter uma empresa terceirizada que subcontrata, é regra geral no setor público. Toda empresa pública precisa ter uma agência de publicidade que ganha um gordo percentual de tudo que se faz, mesmo que não tenha participado. TUDO que o setor público faz, é mais caro que qualquer coisa que o setor privado faz. SEMPRE!

Carlos Arruda disse...

Maia, o Banrisul foi tomado por uma quadrilha a mando vc sabe bem a mando de quem.
Popa:
"TUDO que o setor público faz, é mais caro que qualquer coisa que o setor privado faz."
Veja o preço das telecomunicações e dos pedágios, para citar apenas dois exemplos, de como tua teoria é furada.

Fábio Mayer disse...

Até hoje, o Paraná paga pelos desmandos que existiram no extinto BANESTADO e mesmo assim, há quem ainda critique o governador Jaime Lerner por ter livrado o estado daquela jaca, credora de milhões de reais em títulos podres e dívidas incobráveis de políticos e apadrinhados.

Eu radicalizo nesse assunto:

Banco público, tinha quer existir apenas um, o Banco do Brasil fusionado com a Caixa Econômica Federal. O resto, tudo privatizado pelo melhor preço, com proibição constitucional de constituição de banco com capital público em qualquer percentual.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Arruda, se o Banrisul foi tomado por quadrilha, como você diz, e a prova for contundente, quero ver esse pessoal na cadeia. Agora, temos de ir além nessa discussão, para que serve o Banrisul, que talvez seja o único banco controlado por um estado federado. Eu fecho parcialmente com o Popa e o Fábio, acho que o Brasil precisa do BB, da CEF- que concede crédito imobiliário e a à população mais carente - e o BNDES que é banco de fomento e ponto final.