Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mídia Pode Ser o 'Poder das Sombras' Mas É Também o 'Poder da Claridade'


O Blog Diário Gauche adora atacar a grande mídia e está a bater palmas para Cristina Kirchner que quer limitar a atuação do diário argentino Clarin - que é um diário crítico ao seu governo.

Diz o editor bajulando o radical professor José Pablo Feinmann que bate palmas para CK e está na foto acima mostrando um cartazinho para encantar a patota da gauche:

Feinmann desmontou o discurso de poder das oligarquias rurais argentinas, cujos porta-vozes são os jornais impressos, especialmente Clarín e La Nación. Para ele, a presidente Cristina ao analisar o caso Papel Prensa, em primeiro lugar, destotalizou a totalidade e depois a remontou outra vez para escancarar o seu funcionamento. E pergunda o inquieto professor: "Do quê mesmo estava falando a Presidente?" E ele mesmo responde: "Do poder das sombras, do poder por trás do trono, do verdadeiro poder. E qual é esse poder? É o poder midiático".


Deixei ali uma mensagem que coloco aqui:

É fundamental o papel da grande mídia - oligopolista por natureza - em qualquer sociedade. O importante é que o povo (quem é o povo?) tenha opção e consciência de escolher que tipo de informação ele quer. Limitar a participação da grande mídia ou fazer com que ela seja submetida a grupelhos com interesses particulares como a proposta absurda e burra de controle social (controle feito por quem, cara pálida?) é um passo muito grande para o autoritarismo. Se não fosse a participação da grande mídia muita picaretagem e falcatrua que existe por ai ( e continua existindo sim no governo Lula) não seria divulgado. Podem falar isso e aquilo da mídia corporativa, mas a participação dela na democracia é essencial.

Nenhum comentário: