
Diversidade, Liberdade e Inclusão Social
Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt
sexta-feira, 31 de agosto de 2007
Chávez vai libertar Ingrid

Confissões do Mino
Eu gosto do Mino Carta. Ele escreve bem, tem boa cultura e bom senso de humor. Não concordo sempre com ele. Mino Carta se autoproclama um intelectual orgânico. Leio seu blog que está ali nos meus favoritos. Mino Carta anda chateado com Clovis Rossi da Folha, com quem já trabalhou que o acusou de chapa branca. Mino ficou magoado e escreveu um artigo contando seu passado e como conheceu Lula e suas conversas com o nosso atual presidente. Uribe refém de Chávez

Questão de Sensatez


A Elite que Pensa no Passado

quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Ainda Sobre Elites

Burro ou Mal Intencionado?

40% dos analfabetos concordam
3% dos que têm nível superior concordam
57% dos analfabetos concordam.
3% dos que têm nível superior concordam.
51% dos analfabetos concordam
14% dos que têm nível superior concordam.
56% dos analfabetos concordam
8% dos que têm nível superior concordam
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
PC do B virou Partido do Calheiros

E o Vermelho, finalmente, convoca: Para isso, a esquerda e o campo popular precisam fazer bem mais do que vêm fazendo.
A Identidade, A Supremacia e o Ultimato Bourne

terça-feira, 28 de agosto de 2007
Champagne e Pizza

TV Pública Isenta e de Qualidade

O Silêncio e a Dúvida Induvidosa

segunda-feira, 27 de agosto de 2007
O STF não é Bolivariano

Chávez e a Rainha do Cinismo

"Añadió luego que entre las monarquías, "porque a estas alturas del Siglo XXI todavía quedan reyes", están el Reino Unido, España, Suecia, Dinamarca, Países Bajos y Luxemburgo.
Chávez resaltó el "cinismo" de quienes le llaman "tirano o caudillo" por someter a consulta popular un sistema de reelección que tienen todos los países citados.
"¡Ojalá en Europa consultaran a los pueblos sobre sus sistemas políticos y económicos, ellos que tienen reyes y reinas que nadie elige y que se perpetúan por su carácter hereditario", manifestó el gobernante venezolano. "
O que é Totalitarismo?

(a foto acima é de Ingrid Betancourt, refém do movimento "social" FARC-EP há 7 anos, vítima do totalitarismo de nossos dias)
Quero Meu Cabidão

domingo, 26 de agosto de 2007
A Esquerda Difícil de Ruy Fausto

FOLHA - Em seu livro, o sr. condena certa crítica ao governo Lula que identifica com uma "extrema esquerda intelectual niilista". Ataca também a "crítica política compacta de um mundo globalizado, em que não se vê nenhuma possibilidade de saída". O que marca essa crítica?
FOLHA - Há riscos nesse tipo de crítica? O que se perde aí?
FOLHA - O sr. também cita as críticas da imprensa e de "partidários do governo antigo", e afirma que a situação do país, e do governo Lula, exigiria uma "finura crítica" maior.
FOLHA - Ao recusar a "extrema-esquerda niilista", petistas e tucanos, o sr. se situa onde? FAUSTO - A reorientação política em si mesma não é difícil, senão no sentido de que é preciso vencer preconceitos arraigados. No plano prático, claro, tudo é muito difícil. O mais importante por ora é travar uma luta pela hegemonia das idéias de um socialismo crítico e democrático. Isso é o que dá para fazer por enquanto. É limitado, mas é muito importante. Creio que precisaríamos de uma revista, mas uma revista com gente que tenha posições bastante convergentes, e que se disponha a trabalhar no sentido de uma crítica intransigente ao petismo acrítico, ao revolucionarismo -inclusive o niilista- e às pseudo-sociais-democracias nacionais, que na realidade não têm nada de social-democratas. Uma revista política e teórica que fosse nessa direção representaria um passo importante, no sentido da preparação de uma reorganização política. Pelo menos denunciaríamos os sofismas e as jogadas de uns e outros. A partir daí, e entrando em contato com o que existe de melhor em vários grupos ou partidos (há gente politicamente sã, mesmo se minoritária, um pouco por todo lado, inclusive fora de grupos ou partidos) veríamos o que seria possível fazer a médio prazo.
FOLHA - O sr. fala em desafios para a esquerda, que seja capaz de repor projetos de futuro e de pensar criticamente a herança marxista. O que no marxismo ainda pode ser usado?
FOLHA - Como seria esse projeto futuro de socialismo que respeita a democracia e abre mão, em grande medida, da violência?
FOLHA - É realista falar ainda em projeto socialista?
sábado, 25 de agosto de 2007
Apesar dos Eros da Vida

A Construção do Equilíbrio
O Maurício que participa do Blog Animot me disse o seguinte: Eu juro que fiquei com uma pulga atrás da orelha e resolvi perguntar ao Maurício:
Maurício, por que consenso é neoliberal?
Ele me respondeu:
"O neoliberalismo é consenso porque é afirmado diuturnamente como a única possibilidade de organizar a produção e a distribuição do que se produz no mundo. E é afirmado por organizações de poder organizadas e que fazem da grande mídia a sua voz que grita e martela nos nossos ouvidos suas "análises imparciais" e "verdades" o tempo todo. Nunca é aventada a possibilidade de outros tipos de circulação e distribuição do poder e da propriedade. Por isso é consenso, porque no momento não há possibilidade de debate sério nas grandes vias de discussão e com chance real de consequências. Quem propõe alternativas é taxado rapidamente de idealista, irrealista, inconsequente ... Consenso é questão de poder, e é sempre imposto, mas há também, felizmente, os focos de resistência e de criação do novo, de contra-poder. Por isso o debate vivo e interessante não chega nem é produzido nas usinas do imaginário que são as pautas jornalísticas. Quem quer ver, vê; quem não quer, vai com a boiada da verdade única, do "bom-senso" e dos sorrisos e as gravatas dos apresentadores de telejornais. "
O Fluxo Despoluído

sexta-feira, 24 de agosto de 2007
Informalidade e Flexibilização

STF indicia João Paulo Cunha - PT-SP

Notícias da Venezuela

Lula Concentrou Poder Após Mensalão

FOLHA - O que mudou no rumo do governo após o mensalão?
FOLHA - Isso é bom ou ruim?
FOLHA - Não se articulam com a sociedade?
FOLHA - Como diminuir a distância?
FOLHA - O problema é o "presidencialismo de coalizão"?
FOLHA - O PT se afastou das bases com o mensalão?
Do Blog do Zé Dirceu

quarta-feira, 22 de agosto de 2007
Primo Basílio é Supimpa

O Pós Modernismo é o Materialismo

terça-feira, 21 de agosto de 2007
Em Nome dos Direitos Universais

Reforma Ortografia

Rancores e Interrogações

A Boa Elite
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Conceito do Preconceito

Em Compasso de Espera

O Trombone Privativo do Emir

quarta-feira, 15 de agosto de 2007
Burrice Sectária

Saneamento Básico

terça-feira, 14 de agosto de 2007
Barbárie Paranóica

Tem gente que quer impor seus ideais no grito.
Sindicalistas invadem plenário da Assembléia e causam tumulto
Deputados votavam criação de fundos com recursos da venda das ações do Banrisul
Sindicalistas invadiram o plenário da Assembléia Legislativa durante a votação do projeto que cria dois fundos previdenciários com recursos da venda de ações do Banrisul. Um grupo de aproximadamente 30 pessoas ligadas a sindicatos de servidores chegaram a interromper a sessão. A invasão ocorreu no momento da votação de emendas ao projeto.
A alegação é de que a medida do governo é o primeiro passo para a privatização do Banrisul. Seguranças estão com dificuldades para retirar os manifestantes do plenário. Deputados estão reunidos em uma sala anexa para definir como será a continuidade da votação.
Fundos
Um dos fundos prevê a utilização de 90% dos recursos líquidos obtidos com a venda dos papéis e seus rendimentos para o custeio da folha de pagamento das atuais aposentadorias. O outro, pretende recursos de 10% da venda das ações para custear futuras aposentadoria
A Desculpa Bolivariana

segunda-feira, 13 de agosto de 2007
O Caso da Maleta

Seu nome?
Cláudio Uberti
Quem você é?
Sou Diretor do órgão responsável por fiscalizar estradas e pedágios sou o principal negociador dos bilionários acordos com a Venezuela.
TERCEIRO ATO
Cristina Kirschner está nervosa. Acaba de ler o jornal no café da manhã. Não sei se ela fuma, mas ela pega um cigarro e traga. Ela leu no jornal sobre o caso da maleta. O diário diz que o dinheiro poderia ser usado para financiar a campanha de Cristina e foi confiscado pela alfândega. A Justiça abriu um inquérito para apurar suas origens.
Cristina indignadíssima grita (close na boca aparecendo os dentes): essa mídia golpista.
Golpistas!!!
Atormentada ela fala: Essa mídia golpista inventou o banheirogate com a Ministra da Economia Felisa Miceli (descoberta de uma bolsa com US$ 241 mil no banheiro do ministério) e agora essa!
Completamente irritada, nervosa, atordoada ela liga para Néstor.
QUARTO ATO
Néstor ao telefone, Si querida!
Si, querida, si querida!
Desliga e liga para Claudio Uberti:
Estás demitido.
Néstor dá um murro na mesa presidencial.
Néstor chama o Chefe do Gabinete de Ministros, Alberto Fernandes.
QUINTO ATO
Alberto Fernandes no centro da Comitiva de imprensa. Fotografos, repórteres, cinegrafista. Alberto Fernandes olha fixo para o microfone da Rádio Mitre e diz: A PDVSA deve explicações ao povo argentino.
SEXTO ATO
Sala do vice-presidente da Venezuela que concede uma entrevista á televisão estatal, única credenciada para a cobertura e diz gritando: vincular o Sr. Guido Antonini Wilson à PDVSA e ao governo Hugo Chávez é o absurdo dos absurdos.
SÉTIMO ATO
Close na face de Alberto Fernandes. Ele diz: Aqui há coisas que a Venezuela terá de explicar.
FIM DA PRIMEIRA TEMPORADA
Ao Infinito e Além

domingo, 12 de agosto de 2007
Zuca Sardan

A Renovação da Reforma

sexta-feira, 10 de agosto de 2007
Reflexões do Comandante em Chefe

Prossegue, o comandante-em-chefe:
De onde saiu esse bárbaro?, perguntei-me. Talvez seja uma doação que nos envia Sancho Panza desde a sua ilha de Barataria.
Em Cuba, o período especial aliviou-se, mas o mundo caiu num período muito especial, que está por ver como se sai dele. Dilapidamos milhares de milhões de dólares em combustível. Não apenas como gastadores de ofício, que é uma tendência natural, mas também pela necessidade de mudar dezenas de milhares de antigos motores soviéticos, de uma época em que lhes sobrava a gasolina, por motores chineses muito poupadores, com facilidades de pagamento razoáveis. Esse programa tem atraso.


