Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


domingo, 5 de agosto de 2007

O Grito dos Cansados


O Mino do CartaCapital considera a troca de comando da defesa nacional “um erro político”. Pesquei a notícia do Diário Gauche.
Teria sido um recuo do governo, por três motivos:
Primeira, "Tirar do ministério uma figura digna e coerente como Waldir Pires, cassado pelo golpe de 1964, e de difícil digestão para os militares até hoje, representa mais um recuo do governo. Segunda. Não escapará a quem tem achego ao uso da razão que Pires passa a ser o bode expiatório, em beneficio dos reacionários do Brasil, perfeitamente representados e doutrinados pela mídia nativa. A qual perdeu as eleições de 2002 a 2006 juntamente com os candidatos tucanos, a demonstrar que não mais atinge a larga maioria dos brasileiros. Lula ainda não se deu conta disso, ao que tudo indica, e vai de recuo em recuo. Terceira. Jobim não tem a coerência de Pires e serve apenas para deslustrar a primeira imagem do governo Lula."
Mino Carta está a forçar a barra das pessoas cultas e inteligentes que compram sua revista.

Waldir Pires pode ter sido até um deus, pode ter sido um ícone, uma sétima maravilha do mundo, até pode ser um incorruptível, mas ele falhou. Foi incompetente. Foi fraco, foi obtuso. Não teve pulso, deixou o ministério sem comando. A crise do caos aéreo é a crise do serviço público brasileiro. Não funciona. E por que não funciona? Os pobres e excluídos do Brasil têm péssimo serviço público nas áreas da educação e da saúde. Mas os pobres não ficam "cansados", não fazem alarde. Estarão ele hipnotizados, anestesiados, alienados? É bom e é importante que uma parcela da população (que tem melhor escolaridade) grite, critique e reclame. Mas esse grito deveria também se estender aos pobres e excluídos deste Brasil. Um grito de exigência de um melhor e eficiente serviço público (QUE É FUNDAMENTAL NUM PAÍS DE EXCLUSÃO COMO O BRASIL).

20 comentários:

Carlos Silva disse...

Realmente, houve um erro político nesta troca. A demora para tomar alguma decisão (mesmo que errada), sempre dá a impressão que o responsável está perdido, o que é o caso, com certeza!

Mas a reação sempre começa nas classes mais esclarecidas e vai tomar conta do povo. Isto, eles sabem e estão temendo exatamente este efeito. A classe média, de saudosa lembrança, é formadora de opinião, sim. Vai reclamar no açougue, com a empregada, no posto de gasolina...

Anônimo disse...

Gostei deste post: "classes mais esclarecidas".
Será que só eu vejo um velho e bom preconceito de classe aí?
Sem generalizar, óbvio, mas essa coisa de que as "classes esclarecidas" devem pautar as "menos esclarecidas" é papo de coronel do nordeste. Estivemos neste esquema até o Lula se eleger, e não chegamos a lugar algum. É bom que as "classes mais esclarecidas" se acostumem a ter de ouvir os "excluídos".
Aliás, os "excluídos" falaram bem alto ao eleger Lula duas vezes. Só não ouviu quem não quis.

PoPa disse...

O problema, Guimas, é que Lula já faz parte das "classes esclarecidas". E isto não é preconceito. É um fato que existem pessoas que são formadoras de opinião - as tais clases esclarecidas. E contra isso que o PT, historicamente, é contra! O que são os jornalistas, afinal? São formadores de opinião e são, queiram ou não, da tal "classe esclarecida". Nada de luta de classe!

Espere! Não existem classes sociais! Ou existem? Se existirem - O IBGE usa elas nas pesquisas - Lula está na AA (sem trocadilho, apenas acima da "A".

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, cai na real. Infelizmente, no Brasil, quem tem acesso a uma educação um pouco mais decente é a classe média. A educação no serviço público brasileiro é de baixíssima qualidade. INFELIZMENTE. Além do mais, quem é, afinal, a elite. Olho para a cidade e vejo prédios em praticamente todos os lugares. Onde, afinal, mora essa elite? Elite vai sempre existir. Talvez seja um mal necessário. O fundamental é inserir mais e mais pessoas na cidadania, exatamente para poder criticar o mau governo e cobrar os discursos não cumpridos. Mas quem cobra, neste país, é a classe média. Por isso certa esquerda detesta a classe média.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, os excluídos elegeram FHC duas vezes no primeiro turno. Não te esquece disso.

Anônimo disse...

Maia, cai na real também. Nossa classe média deixou de ser esclarecida faz tempo. Só não vê quem não quer.

Elite não é um mal. Mas a elite do "queromeu", é sim. E esta é a do movimento "Cansei".

Quem é esta elite? Dou um exemplo: é aquela que anda em Porto Alegre com um carro que custa R$ 300.000,00 e um adesivo "Quero menos imposto".

Eu continuo achando que os "excluídos" estão acordando. Este papo de que são ignorantes e devem ser pautados pela classe média é coisa de coronel do nordeste.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, uma pessoa que tem um carro de 300 mil não é classe média. Os excluídos têm mais é que acordar e exigir melhor educação e melhor sistema de saúde que o governo do PT prometeu melhorar e não está melhorando. Ou se houve alguma melhora nada de significativo. O Brasil continua não funcionando.

Anônimo disse...

O governo do PPS (Fogaça) e do PSDB (Yeda) também prometeram melhor saúde para os excluídos.

Por que a culpa é só do PT? Não digo isso para defender o Lula ou quem quer que seja do PT, mas "cansei" de ver governos medíocres (Rigotto, Fogaça e agora Yeda) saírem ilesos. Onde está a classe média, formadora de opinião, nestas horas? Sendo anti-petista.

Quem critica só o PT e faz vista grossa para a gritante incompetência da oposição ao PT aqui no RS é, no mínimo, devagar nas idéias. E vice-versa: criticar Yeda (ou Fogaça, ou Rigotto) sem apontar os erros do PT também é tolice.

O anti-petismo no RS conseguiu o que nenhum partido consegue - imunidade à incompetência. Vamos continuar elegendo discursos fajutos porque votar no PT é pecado?

PS: o exemplo do carro caro é uma caricatura das nossas elites. São elites econômicas, mas no campo das idéias, deixam a desejar.

Carlos Silva disse...

O problema é exatamente este, Guimas: A classe média não está consada do PT. Está cansada da velha política. Do PSDB, do PMDB, do PT do Lula (que ficou igual aos demais), que os petistas ainda esperam que volte às origens.

O grande mal, é a estrutura política. Enquanto não tivermos voto distrital, fidelidade partidária (não dos políticos e sim aos programas), estamos mal... e qual político vai mudar isto?

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Cansei não é contra o PT, mas contra a politicagem que se faz neste país. Contra a corrupção, contra a ineficiência do serviço público, contra tudo de errado que ocorre neste Brasil.

Unknown disse...

Olha Maia, nem se eu tapar os dois olhos vou acreditar que o Cansei não é contra o PT. É sim. Se não fosse, estariam indignados com a corrupção tucana que é varrida diariamente para baixo do tapete, em SP.

Já viste alguém do Cansei exigindo CPIs e investigações sobre os inúmeros indícios de corrupção em SP?

É anti-Lula e é anti-PT sim. É a famosa "indignação seletiva".

@Buggyman: Não acredito que a classe média esteja cansada de todos os políticos. Aliás, esse argumento é o velho "ninguém presta", que só serve pra desqualificar o debate.

Unknown disse...

guilherme = guimas, só pra constar!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guilherme, que corrupção tucana em SP? Isso faz lembrar as denúncias vazias do Procurador Francisco (aquele maluquino do fusquinha) contra o governo FHC e que nunca deu em nada e que recebeu -- recentemente -- uma pena por fazer denúncia sem comprovação. Onde anda esse procurador?

Anônimo disse...

Maia, voce está certo. Waldir Pires fraquejou. quanto a luta de classes, Zé dirceu, Franklin Martins, Dilma Roussef, eram "esclarecidos" de classe média e iam panfletar nas portas das fábricas, esclarecer os "pobres operários ignorantes" em nome do PCB, PC do B, MR-8. Tanto esclareceram que a ditadura militar durou 20 e tantos anos. O único nesse governo que tem origem realmente popular é o Lula, e todos pegaram carona na sua estrela. Essa briga de cansei contra PT, é briga de cachorro grande, burguês contra burguês. Não dá em nada

Anônimo disse...

Olha, Maia, tem mais indícios de corrupção em SP do que teve pra criar as CPIs do primeiro mandato do Lula. Mas é tudo varrido pra baixo do tapete. SP não tem a famosa"alternância de poder" há quantos mandatos? Serra é o quinto consecutivo.

Tem a lista de Furnas, que foi periciada e considerada legítima, mas a grande imprensa não moveu uma palha para investigar, sequer divulgou-a. O Roberto Jefferson, que causou todo o escândalo do mensalão, leu a lista e disse que da parte dele era verídica. Foi esquecido.

Dois pesos, duas medidas.

Aqui no RS fez-se da CPI da segurança um palco de desgaste do PT. Pergunto: e a segurança pública? Continua às favas.

Posso encher teu blog desses exemplos de parcialidade, mas de nada adiantaria. E o mais interessante é que não faço isso para defender o PT. O PT que se dane! Digo isso porque "cansei" de ver indignação seletiva nos nossos formadores de opinião.

Enquanto muitos estão indignados com incompetências do governo Lula, assobiam olhando para cima para as incompetências de outros governos - Rigotto, Fogaça e Yeda, aqui no RS são exemplos.

Fogaça é um dos exemplos mais patéticos do que o anti-petismo faz. Não tem absolutamente nenhum projeto de governo.

Rigotto veio e foi e ninguém sabe o que fez. Deve ser porque não fez nada. Foram quatro anos jogados no lixo pelo anti-petismo.

Yeda, com seu discurso monossilábico de "não temos dinheiro", consegue precarizar ainda mais os serviços essenciais do Estado - saúde, educação e segurança. Tenho certeza que vai terminar o mandato com as finanças em dia. Doa a quem doer. E nem me fale nas quebras de promessas de campanha.

E se defende estes governantes com um discurso fajuto de que com o PT estaria pior.

Politicamente falando, nós gaúchos caímos numa espiral negativa que só vai acabar no fundo do poço. E os anti-petistas adorando que "pelo menos não se elegeu o Olívio".

É dose.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, prefiro mil vezes o morno do Rigotto, o incompetente do Fogaça e a Yeda (que tenho esperança que possa fazer um bom governo e consiga sanear a dívida pública) do que o governo Olívio que comprou briga com todo o mundo e não soube gerir essas brigas. Resultado, o PT depois do governo Olívio o PT perdeu todas as eleições importantes. E pode perder mais. Se a lista de furnas é verdadeira, por que o PT não leva essa investigação adiante? Por que o Carta Capital, o Carta Maior, o Caros Amigos não publicam a cara dos corruptos? Existe uma mídia de esquerda que também se cala. Será mesmo que essa lista é verdadeira? Mas se for é mais uma prova de que o estatismo faz mal para o Brasil.

Carlos Eduardo da Maia disse...

De Castro, bem vindo ao Blog e vamos continuar trocando figurinhas!!!!

Anônimo disse...

"prefiro mil vezes o morno do Rigotto, o incompetente do Fogaça e a Yeda"

Ou seja, independente de resultados, independente de competência, julgas o PT pelo "comprar brigas com todo mundo"?

É dose.

O Britto também perdeu todas as eleições depois que foi governador. Então o partido dele (PMDB, depois PPS) foi rejeitado também?
O Rigotto não foi reeleito. Não foram rejeitados, como o PT? Então, na tua lógica, é tudo a mesma coisa.

"Se a lista de furnas é verdadeira, por que o PT não leva essa investigação adiante? Por que o Carta Capital, o Carta Maior, o Caros Amigos não publicam a cara dos corruptos?"

Vejamos: na cabeça da lista estavam Serra e Alckmin. Quantas CPIs foram instaladas em SP para investigar o que quer que seja? Nenhuma. Tudo varrido pra baixo do tapete. Dois pesos, duas medidas.

Na CPI do fim-do-mundo se falou da lista de Furnas. Mas não foi adiante. Por que? A "oposição raivosa" disse que era tentativa de desviar atenção. Tudo pra baixo do tapete.

Tudo se explica numa única ótica: anti-petismo.

É dose.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, o anti-petismo foi criado pelo próprio PT que sempre foi intransigente e impiedoso na oposição, alimentando antagonismos, criando sectarismos, se achando o dono do monopólio da boa moral, da boa sensibilidade, da boa administraçao. Acho que o governo Lula é diferente do Olívio. É menos intransigente, mais realista, mais pragmático e discordo de certos movimentos da classe média em relação ao Lula (que é um político que ainda conta com a minha admiração).

Anônimo disse...

"...sempre foi intransigente e impiedoso na oposição, alimentando antagonismos, criando sectarismos, se achando o dono do monopólio da boa moral, da boa sensibilidade, da boa administraçao..."

E me diz qual destes quesitos o PSDB ou o DEM ou o PMDB gaúchos não cumprem em sua plenitude?

O anti-petismo é uma criação da oposição ao PT, juntamente com a mídia. O erro do PT gaúcho está em não ter visto esta jogada, coisa que o Lula fez.