Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O que é Totalitarismo?


No Blog Animot deram um puxão de orelha no Maia, dono deste depósito que assumiu a carapuça, nos seguintes termos:

"Noto que as pessoas usam o termo "totalitarismo" de maneira vaga. Isso é muito ruim, pois "totalitário" se diz de um tipo de fenômeno político muito preciso."

Quem bem define o que é totalitarismo é a Constituição da República Federativa da Alemanha, art.21 que diz o seguinte:
Os partidos que por suas finalidades ou pelas atitudes de seus partidários tentam desvirtuar ou eliminar o regime fundamental da democracia e de liberdade, ou pôr em perigo a existência da República Federal, são inconstitucionais."
Ou seja, quem acha, quem entende que democracia é valor burguês, como as FARC-EP, o EZLN e até mesmo o MST, e que desprezam e desvirtuam o regime fundamental da democracia e da liberdade são sectários, são totalitários. Os alemães que conviveram com a tirania fascista e depois com a comunista sabem muito bem os perigos que rondam ao Estado democrático de direito, que não pode ser confundido com democrático de direita.

Ou como diz Karl Popper em magnífica frase:

"Se damos à intolerância o direito de ser tolerada, destruimos a tolerância e o Estado de direito, como ocorreu com a república de Weimar."

(a foto acima é de Ingrid Betancourt, refém do movimento "social" FARC-EP há 7 anos, vítima do totalitarismo de nossos dias)



Nenhum comentário: