Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Uribe refém de Chávez


Está "bombando" na mídia latinoamericana a visita de Hugo Chávez à Colômbia, onde se encontra com o presidente Alvaro Uribe para negociar a libertação de reféns.

A expectativa é a de que Chávez possa intermediar a troca de 45 sequestrados pelas FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, entre estes Ingrid Betancourt e cidadãos americanos, por 500 guerrilheiros presos.

Leio na Folha de hoje que Uribe "está abandonando a tradição colombiana de negociar o conflito armado só entre colombianos e convidou Chávez, que nunca escondeu sua simpatia pelas Farc. É o melhor pretexto para Chávez se intrometer no processo político colombiano, algo que ele sempre quis fazer. "

Esse é o ponto complicado da relação. As Farc são simpáticas aos movimentos que ocorrem na Venezuela e há alguma sintonia entre a república bolivariana e o movimento terrorista. Chávez quer fazer média com o povo das cidades colombianas, que detestam os movimentos das Farc, mas podem testemunhar que Chávez é um negociador, um mediador. Será que ele é? Isso dá ibope e Chávez está de olho em alimentar o espírito bolivariano em "nuestra america".

Segue a Folha:
"Chávez disse no sábado que fez contatos para ter uma resposta do líder das Farc, Manuel Marulanda, sobre a iniciativa para o "acordo humanitário".Raúl Reyes, segundo nome na hierarquia das Farc, rejeitou na semana passada a oferta de Chávez de desmilitarizar uma área da Venezuela para efetuar a troca de prisioneiros, mas disse que está disposto a dialogar "em qualquer lugar."

Como Uribe -pressionado pela opinião pública mundial - não consegue nada nesse diálogo com as Farc é possível que Chávez consiga. Raúl Reyes é velho conhecido dos movimentos da esquerda latino americana e deve estar sim negociando com Chávez. A liberdade de Ingrid Betancourt pode ser para Chávez um marco importante em sua trajetória na busca de um melhor ibope para a chamada revolução bolivariana. Se Chávez conseguir libertar Betancourt vai fazer um gol de letra.


Nenhum comentário: