Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O Fracasso dos "Fora"



Pesquei do blog do Zé Dirceu:


"O fracasso do "Fora Lula"Apesar de toda a badalação da mídia, as manifestações contra o presidente Lula, realizadas sábado e, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Vitória e Campo Grande foram um fracasso. Segundo os jornais, a passeata de São Paulo reuniu 2 mil pessoas, a de Brasília, 70, a do Rio, 100 , a de Curitiba, 50. Todas juntas não chegaram a 3 mil pessoas. Um número absolutamente inexpressivo. E uma grande derrota da mídia."


Quantas vezes o PT e os partidos de esquerda realizaram comícios e manifestações em todo o país conclamando a população a participar de atos contra o governo de FHC? Tal como aconteceu com o "Fora Lula", nesta semana, todos os atos conclamando o "Fora FHC" não surtiram qualquer efeito. Fracasso.

7 comentários:

Anônimo disse...

Acho que tu entendeste mal o fracasso de que o Zé Dirceu fala, Maia.

De acordo com a nossa mídia, o Lula perdeu popularidade por conta do acidente. As manifestações seriam uma demonstração de que isso está acontecendo.

Mas reunir 3000 pessoas no Brasil inteiro para protestar e gritar "Fora Lula" não é muita gente.

Este movimento não tem o apoio da classe média, nem dos pobres. É só mais um movimento que aparece muito mais do que devia. No nosso mundo real, um fracasso.

Agora, quanto aos "Fora FHC", não chamo de fracasso - o FHC caiu fora mesmo, e não deixou o cargo pra ninguém. O resultado foi a eleição de Lula. Se o "Cansei" vai ter efeito em 2010, só o tempo dirá.

Carlos Eduardo da Maia disse...

FHC não caiu. Ele cumpriu seu mandato até o fim e entregou a faixa para o Lula que continua com a mesma politica econômica, tão criticada pelo PT.

Anônimo disse...

Pois olha, Maia, o fato de o tucanato estar basicamente restrito a SP é uma prova de que FHC e os tucanos caíram. SP é o maior reduto anti-petista do Brasil, seguido pelo RS e por MG.

No restante, os tucanos estão caindo em desuso.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Quem alimentou o antipetismo em SP foi a Marta - relaxa e goza. Aqui foi o governo do Olívio. Cada um colhe o que planta. O grande apoio do Lula é no nordeste que apoiava a Arena na época da ditadura. O eleitorado do RS, SP e RJ sempre votavam contra a ditadura. A história parece estar se repetindo. O assistencialismo do Bolsa Família está substituindo o coronelismo. Infelizmente.

Anônimo disse...

Bah, Maia, mas a quantidade de falácias lógicas do tua resposta é gigante.

E no final, comparar o Lula com a ditadura é dose pra mamute.

Assim não dá pra te levar a sério.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não se pode comparar momentos históricos diferentes. Esse é um erro crasso, mas o nordeste brasileiro foi sempre movido pelo assistencialismo. Nos tempos do coronelismo (que espero tenha acabado de vez) se votava na Arena e nos tempos do bolsa família se vota no PT. Um governo foi da ditadura e outro da democracia, mas a prática assistencialista é mais ou menos a mesma. Esse é um vício complicado do nordeste brasileiro. Melhor, muito melhor, o assistencialismo do Estado do que do Coronel, mas é assistencialismo, de qualquer modo.

Anônimo disse...

Os anti-esquerda falam "assistencialismo" com o mesmo nojo que os esquerdistas falam de "privatização". É só "ranço ideológico".

Só lembro uma frase do Betinho: quem tem fome, tem pressa.

Assistencialismo ou não, o bolsa-família mudou pra melhor a vida de muita gente. Se isso não é importante, independente do partido que o faz, então perdemos o foco de ação.