Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 25 de agosto de 2007

A Construção do Equilíbrio

O Maurício que participa do Blog Animot me disse o seguinte:

"Qualquer tipo de concentração social é um tumor (maligno) por si só e deve ser sanada. Seja concentração de terra, midiática, de conhecimento, poder ou tecnologia. Esses latifúndios, reais ou abstratos, devem ser encerrados. Quanto a "lucratividade além da subsistência" e outras questões que têm inúmeras váriáveis, ok, vale a discussão, mas discussão acessória; primeiro, divide-se a terra, o espaço midiático, o poder,as vagas nas universidades e etc. "Novos tempos" serão novos enquanto formos os construindo e inventando, nada dessa idéia de pauta pronta, isso cheira a consenso neoliberal; ou seja, passado (e presente) mal sucedido. "


Eu juro que fiquei com uma pulga atrás da orelha e resolvi perguntar ao Maurício:

Maurício, por que consenso é neoliberal?

Ele me respondeu:

"O neoliberalismo é consenso porque é afirmado diuturnamente como a única possibilidade de organizar a produção e a distribuição do que se produz no mundo. E é afirmado por organizações de poder organizadas e que fazem da grande mídia a sua voz que grita e martela nos nossos ouvidos suas "análises imparciais" e "verdades" o tempo todo. Nunca é aventada a possibilidade de outros tipos de circulação e distribuição do poder e da propriedade. Por isso é consenso, porque no momento não há possibilidade de debate sério nas grandes vias de discussão e com chance real de consequências. Quem propõe alternativas é taxado rapidamente de idealista, irrealista, inconsequente ... Consenso é questão de poder, e é sempre imposto, mas há também, felizmente, os focos de resistência e de criação do novo, de contra-poder. Por isso o debate vivo e interessante não chega nem é produzido nas usinas do imaginário que são as pautas jornalísticas. Quem quer ver, vê; quem não quer, vai com a boiada da verdade única, do "bom-senso" e dos sorrisos e as gravatas dos apresentadores de telejornais. "

Comentário do proprietário deste Blog:
O consenso também é conquista e não apenas imposição de ideais e valores. O idealismo é importante e fundamental, mas seu excesso produz alienação e o discurso fica meio fora da casinha. É que o maniqueísmo da simplicidade morreu. Ou seja fica dificil discutirmos os problemas mundiais em torno de duas únicas opções. Ou é assim ou assado. Fica difícil limitarmos ao dualismo quando se discute valores gradativos. E tudo é relativo. O mundo é muito complexo e plural para ficarmos discutindo o 8 ou 80. É aquela velha receita limitadora de ponto de vista: ou somos neoliberais ou somos socialistas e ponto final. Esse maniqueísmo infantil não existe. É fuga de realidade.É construção ideológica que apenas cativa os incautos. Não sejamos incautos.

Nenhum comentário: