Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bolsa Esmola ou Bolsa Família?



Dar ou Peixe ou Ensinar a Pescar?

No mundo da solidariedade o princípio da dignidade humana é fundamental. Uma família tem de ter o mínimo para sobreviver e é justo que o estado forneça a essa família esse mínimo. Muitos não concordam com isso, mas o redator deste blog concorda. Ou seja, este blog não é necessariamente contra a programas assistenciais ou assistencialistas do tipo bolsa família. Em um país de desigualdade social é fundamental que o estado desenvolva programas de inclusão social e o bolsa família faz parte desse contexto.
 
O bolsa família não começou no governo Lula, mas no governo FHC, com as redes do comunidade solidária desenvolvidas pela saudosa Ruth Cardoso e com o auxílio do ex secretário da saúde do governo Yeda Crusius, Osmar Terra.  Esse programa foi muito criticado por aqueles que acham que não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar. O redator deste blog também acha que não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar, mas existem situações e situações, quando uma família se encontra na mais absoluta miséria deve o estado aportar o mínimo (dar o peixe)  para que essa família tenha condições de pescar.
 
O governo Lula ampliou radicalmente o programa bolsa família. Hoje cidades do norte e nordeste do Brasil praticamente vivem do bolsa família e das aposentadorias do INSS, são esses recursos que fazem circular o capital nessas cidades precárias e pobres. Ou seja, o governo dá o peixe, mas o povo não quer saber de pescar.
 
E quando o povo recebe o peixe e não quer saber de pescar, entramos numa linha perigosa e viciante. E como o governo Lula tem muita popularidade exatamente nessas regiões esse vício de receber o peixe e não ensinar a pescar tende a persistir. É uma forma do governo manter o controle político - com direito a receber nas eleições o voto -- sobre essa população que recebe o peixe, mas continua pobre e miserável. E o pior, é uma população que não se desenvolve nem social e nem economicamente. Coisas do Brasil atual.

Um comentário:

guimas disse...

"Hoje cidades do norte e nordeste do Brasil praticamente vivem do bolsa família e das aposentadorias do INSS..."

Isso é falso, e essa é uma idéia conservadora bem típica no RS. Cansei de ouvir gente falar que paga imposto pra sustentar vagabundo no nordeste. Só que todos os estudos a respeito do programa mostram que há porta de saída, ou seja, que há famílias que saem do programa por não necessitarem mais dele.

Além disso, a gestão do programa já foi elogiada no mundo inteiro.

O Bolsa Família exige que as famílias mantenham as crianças na escola. Se isso não é "ensinar a pescar", então que se mostre como é.

Bolsa Esmola é coisa da classe-média-remediada.