Mercado de mídia em pais democrático e socialmente desenvolvido vai ser sempre oligopolista. Se não for assim vai ser monopolista. Não existe terceiro gênero.
A entrevista tem 55 minutos e está aqui.
Os Blogs da nossa esquerda, como o diario gauche, estão a vibrar. Os comentários são no sentido de que: por que Lula não tomou providências antes para calar a grande mídia oligopolista? Outra frase que muito se diz é: vamos acabar com a mídia oligopolista.
Em qualquer lugar do mundo socialmente desenvolvido, mídia é oligopolista por natureza. A exceção são os regimes autoritários onde a mídia é monopolista como Cuba, Irã e Coreia do Norte. Não existe, em lugar nenhum do mundo, mercado de mídia de concorrência perfeita. Então é pura ignorância dizer, como se diz, vamos acabar com a mídia oligopolista. A mídia vai ser sempre oligopolista. Se não é assim é pior, porque monopolista. Seria bom estudar um pouco de direito da concorrência antes de dizer certas maluquices. Na Europa a mídia é também dominada por grandes grupos. E mídia é empresa, é atividade econômica, ela defende mercado e sociedade de consumo. Ou seja mídia oligopolista tem sempre uma linha ideológica bem determinada. Mas não existe nenhuma obrigação que a linha editorial de um órgão de mídia apoie expressamente um candidato. O New York Times apoiou o Obama, mas poderia ficar quieto e calado. Era uma opção, apenas uma opção naquele contexto, no momento histórico.
É claro, é cristalino, o Brasil inteiro sabe que a grande mídia apoia Serra, porque é um candidato que dá mais segurança ao mercado e aos contratos.
E repito aqui o que disse já disse no post anterior, acerca da frase de Luiz Fernando Veríssimo, em artigo cujo conteúdo discordo::
"O que talvez precise ser revisado, depois dos oito anos do Lula e depois destas eleições, quando a poeira baixar, seja o conceito da imprensa como formadora de opiniões."
Essa discussão deve se manter na teoria, no aspecto conceitual. O que não se pode fazer - sob pena de levar este país a um rumo autoritário - é levar essa discussão para o aspecto prático de se construir mecanismos de controle da mídia. Ou mesmo regulação nesse sentido. Mesmo essa forma dissimulada de "controle social da mídia". Em nenhum país socialmente desenvolvido isso ocorre. Nenhum. Apenas nas republiquetas bolivarianas para se impedir o sagrado direito de crítica.
6 comentários:
Olá, Maia.
O nosso amigo presidente não vê o claro, a mídia é oligopolista mesmo, não tem outra maneira, a não ser o monopólio (que é ruim). Monopólio não nos leva a lugar nenhum, o presidente não quer que seja oligopólio, então vai ser como, cada cidadão vai ter que ter uma emissora de TV em casa?!
A discussão em torno da imprensa como formadora de opinião é saudável.
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"É claro, é cristalino, o Brasil inteiro sabe que a grande mídia apoia Serra, porque é um candidato que dá mais segurança ao mercado e aos contratos."
Reveja.
Serra anda dizendo tanta bobagem, principalmente depois que caiu nas pesquisas, que não representa mais nenhuma segurança.
Serra já disse que vai elevar o mínimo a R$ 600,00, apesar de o mercado, os tucanos e todos os economistas ortodoxos terem passado oito anos dizendo que aumentar demais o mínimo aumenta os gastos governamentais.
Serra já disse que vai dar 10% de aumento aos aposentados, apesar de, nos últimos 15 anos, não se passar um dia sem que o mercado não acuse a Previdência de ser o maior rombo de contas do governo federal.
Serra já disse que vai rever e renegociar os contratos firmados pelo governo Lula, "que podem ser melhorados". Aqui neste blog já vi o dono do bolicho espernear algumas vezes quando se fala em renegociação de contratos, principalmente quando se fala na Ford. Segurança na manutenção dos contratos? Não é o que Serra diz.
Mas o mercado já sabe, há tempos, que Serra tem poucas chances de se eleger.
Quanto a criação de um Conselho de Jornalismo (que seria o tão odiado "controle social da mídia"), a França tem, a Inglaterra tem, e ninguém acusaria estes países de autoritários. Curiosamente, só os jornalões se recusam a discutir esse tipo de Conselho.
Diego e Guimas, é sempre saudável discutir o papel da imprensa que, realmente, no Brasil de hoje, está deixando de ser formadora de opinião. O LFV, nesse sentido, tem reazão.
O Serra, Guimas, está mesmo perdido. Deveria sim defender o governo FHC que fez conquistas importantes para o povo brasileiro, como a privatização de algumas estatais e a transformação do estado brasileiro em estado regulador. Infelizmente, o governo do PT - apesar de ter criado uma agência, a ANAC, colocou lá seus companheiros. Os tucanos fariam o mesmo. O problema do Brasil é a politicagem e essa mania que a gente tem de fazer oposição apenas para fazer oposição. Há sim de se reconhecer os acertos, com é o caso, por exemplo, da capitalização da Petrobrás.
Abraços
Maia
Maia, as conquistas do governo FHC já foram reconhecidas até pelo Lula e pelo PT. Elas fazem parte da história, agora.
Fazer parte da história é coisa de ex-políticos, e não de candidatos. Serra já mostrou incansavelmente que não tem nada a adicionar. Sua campanha é baseada na negação do petismo e de Lula.
E, com um presidente com aprovação de 78%, isto é fazer campanha para 22% da população. Assim não dá pra ganhar eleição.
Discordo q a imprensa apoia Serra por ele dar segurança aos mercados. Vemos é uma imprensa composta em sua maioria por esquerdistas apoiando Dilma. O q dizer das divulgações de q ela tem 51% de intensões de votos?
E não vejo quase ninguém pelas ruas dizendo que votarão nessa "ilustre" desconhecida.
A imprensa é e sempre foi composta por comunistas, ñ há um jornalista em suas redações q tomem posições em favor de um governo de direita democratico. A façanha dos socialistas/comunistas é trabalhar o capitalismo ao máximo p/ depois implantar a tal economia planificada do comunismo. Eles têm enganado a opinião pública e por conseguinte o povo de q também estão dando segurança ao mercado, mas darão o bote contra a democracia assim q puderem. A imprensa brasileira é suicida e vendilhona. Prosélitos de quem estão no poder.
Ñ importa a sua matiz ideológica
Irã? Coréia do Norte? Cuba? Ora, é justamente em países assim, onde há um total oligopólio da imprensa. Só há jornais comunistas e islâmicos de média ou grande circulação. Não há países mais oligopolistas na imprensa que esses mencionados, e mais alguns outros como China e Arábia Saudita.
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