Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

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quarta-feira, 2 de março de 2011

Ciclovia Para Ontem

Bill Fucking Murray e sua bike

Uma cidade do futuro tem que ter ciclovia. E por isso Porto Alegre pertence ao rol das cidades medievais. Pelo menos, o atropelamento coletivo está gerando uma saudosa discussão: a construção de ciclovias na capital dos gaúchos. A única que existe -- a chamada ciclovia dos parques -- está completamente abandonada e mal cuidada, apesar de ser ainda muito utilizada por ciclistas e corredores (entre eles o proprietário deste Blog). Mas nada é tão simples assim, o trânsito anda caótico e ninguém gosta de que se bloqueie os ciclos da vida. Tudo tem de fluir. A construção de novas ciclovias pode gerar dois efeitos: vai bloquear ainda mais o trânsito de veículos, mas em compensação vai gerar uma nova opção para os portoalegrense se locomoverem -- de forma democrática, sustentável e saudável.

E o  o funcionário público Ricardo Neis, 47 anos, o motorista que atropelou os ciclistas foi internado em hospital psiquiátrico. Hoje de manhã cedo a polícia foi lá prender o sujeito. O juiz deferiu a preventiva. Já disse aqui, acho que não é caso de preventiva, o fulano tem bons antecedentes, apesar de alguns percalços automoblísticos , e ele não vai se "ressocializar" no presídio central de Porto Alegre, um dos piores do Brasil.

2 comentários:

Popa disse...

O planejamento de Porto Alegre deveria ter sido feito há 50 anos. Não foi e o caos se instalou de maneira quase definitiva. Fechar o centro para os carros foi uma péssima idéia, pois tornou-o isolado à noite e é o que todos conhecem. Construir uma perimetral que não é perimetral, que tem dezenas de sinaleiras não sincronizadas, não ajudou muito. Corredores de ônibus foram uma solução inteligente, mas já estão saturados, também. Não fossem eles e as lotações, Porto Alegre seria bem pior, com certeza. Talvez tão ruim, que já tivesse achado alguma solução...

Sempre achei que deveriam ser retirados do centro, todas as repartições desnecessárias, distribuindo-as pela cidade. Afinal, por que o Banrisul mantém mais de 3.000 pessoas no centro? Por que tanta gente vai trabalhar no centro, todos se deslocando no mesmo horário?

Ciclovias são importantes, não resta dúvida, mas não é a solução para o caos portoalegrense.

Por exemplo, fizeram um arremedo de ciclovia em Pelotas. Uma parte dela, tem míseros 50cm de largura!!! e alaga com qualquer chuvinha... Na Andrade Neves, os ciclistas preferem ir do outro lado nos dias quentes, para andar na sombra, arriscando-se com os carros.

Enfim, precisamos de ciclovias, mas também precisamos de cultura, de educação. Para motoristas, ciclistas, pedestres e carroceiros... Este maluco surtou, mas pode ter sido provocado ao extremo. Surtou porque não tinha a educação, a cultura, a saúde mental adequada. E sabemos como são grupos de manifestantes. Não são a parte mais racional da população, também.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo, Popa, o fechamento dos carros no centro foi caótico. Tanto é assim que se voltou atrás e hoje os carros circulam em praticamente todo o centro.

Quanto aos corredores, não precisavam ser feitos com paredes de concreto, bastava uma sinalização na faixa.

E o centro de Porto Alegre só vai ser revitalizado com a queda do muro da Mauá e a abertura da cidade para o rio/lago. E mais, temos de acabar no RS com esse preconceito bobo e ideológico contra o capital. Deixem o empreendedor, o parceiro, o concessionário1 ter o seu lucro.

Abraço