Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 2 de março de 2011

Viva, Viva, Viva, Emir Sader foi Desconvidado

Deu pra ti, Emir Sader

O (bom) governo Dilma continua bom.

Leio no Blog do Josias:

A ministra Ana de Hollanda (Cultura) divulgou nesta quarta (2) uma com o seguinte teor:

Comunico que o senhor Emir Sader não será mais nomeado presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa. O nome do novo dirigente será anunciado em breve”.
Assim, curta e aguda, Ana mostrou que o fato de uma pessoa ser "meio autista" não elimina a possibilidade de acertar de vez em quando.
A ministra levou o escalpo do sociólogo à bandeja autorizada por Dilma Rousseff. Sader deve o “desconvite” ao suor de sua língua.

E Emir Sader, no seu Blog já fez o seguinte comunicado. Sei, sei, ele queria debate pluralista com pensadores exclusivamente do campo de esquerda.


Comunicado - Sobre a Casa de Rui Barbosa


Consultado sobre a possibilidade de assumir a direção da Fundação Casa de Rui Barbosa, elaborei proposta, expressa no texto “O trabalho intelectual no Brasil de hoje”. No documento proponho que, além das suas funções tradicionais, a Casa passasse a ser um espaço de debate pluralista sobre temas do Brasil contemporâneo, um déficit claro no plano intelectual atual.
Como se poderia esperar, setores que detiveram durante muito tempo o monopólio na formação da opinião pública reagiram com a brutalidade típica da direita brasileira. Paralelamente, o MINC tem assumido posições das quais discordo frontalmente, tornando impossível para mim trabalhar no Ministério, neste contexto.
Dificuldades adicionais, multiplicadas pelos setores da mídia conservadora, se acrescentaram, para tornar inviável que esse projeto pudesse se desenvolver na Casa de Rui Barbosa. Assim, o projeto será desenvolvido em outro espaço público, com todas as atividades enunciadas e com todo o empenho que sempre demonstrei no fortalecimento do pensamento crítico e na oposição ao pensamento único, assumindo com coragem e determinação os desafios que nos deixa o Brasil do Lula e que abre com esperança o Governo da Presidente Dilma.
Rio de Janeiro, 2 de março de 2011


Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro


6 comentários:

PoPa disse...

Na verdade, parece que ele nem tinha sido convidado. Era uma espécie de balão de ensaio, promovido por Marco Aurélio e outro que nem lembro o nome.

Carlos Eduardo da Maia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Eduardo da Maia disse...

Nem vale a pena lembrar, Popa. Acompanho Emir Sader faz um tempão. O cara é um radical.

senna madureira disse...

A "corneta" do Maia continua poderosa.

Foi o primeiro a "malhar" a nomeação do Emir.

Ainda bem que sou amigo dele e estou livre da sua "corneta"

Jens disse...

A luta continua. O alvo agora é o Wanderley Guilherme dos Santos.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Senna, para o Emir Sader toco corneta sim, porque ele merece.

Jens, Wanderley Guilherme dos Santos tem currículo e tem toda a competência - que o Emir não tem -- para dirigir a Casa de Rui Barbosa (este sempre foi um liberal). E a luta não continua, porque o que defendemos aqui neste espaço é um Brasil melhor e mais justo.