Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 31 de março de 2011

O que se pode dizer sobre "uma certa esquerda"

Charge do Kayser

Sabe qual o grande problema de "certa esquerda" que a cada dia que passa perde adeptos, crentes e simpatizantes? Eles estão sempre presos ao passado. O golpe de 64 decepou minha geração. Fui às ruas e lutei pelo fim do regime, o que ocorreu somente em 1985, mas, depois, olhei para a frente, porque o que efetivamente importa é construir um Brasil melhor e mais justo para todos: sem ranços, sem ideologias e sem religiões. E por isso admiro a nossa atual presidente que faz um bom governo sem ressentimentos e sem olhar para trás.

As discussões produtivas e inteligentes não são ideológicas. Tudo que é mediocre faz parte ou de uma discussão ideológica ou religiosa. Existem pontos convergentes (e portanto longe da divergência ideológica) na discussão social: a geração de empregos, a inclusão social, a melhora da qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente. Alguém pode ser contra isso? Muitas vezes se torce o nariz porque o empreendedor, o capitalista, vai colocar dinheiro em parcerias públicas, como é o caso do Cais Mauá, em Porto Alegre. E ficamos no lero lero da discussão ideológica. E o tempo passa e nada se faz. Isso é burrice, isso é mediocridade, isso é discussão ideológica.

5 comentários:

Gelso Job disse...

Discordo frontalmente, Maia. Aliás duvido que "foste às ruas e lutaste pelo fim do regime" com estes conceitos de ultra-direita que tens.
É preciso sim olhar para o passado para que não cometamos os mesmos erros no presente e no futuro. O resto é lero-lero de reacionários que tem esqueletos escondidos no armário e fazem de tudo para não revelá-los.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Ultra direita, da onde, cara pálida???

PoPa disse...

Gelso, o grande defeito de Maia é ser esquerdista!!!! Eu sou conservador e liberal, embora também tenha "lutado" contra o regime militar, como qualquer universitário da época. Aquelas bobagens de passeatas, gritos de ordem, reuniões para "discutir" o futuro do Brasil...

Mas tenho uma grande discordância de Maia nos últimos tempos. Ele acha que Dilma está fazendo um bom governo. Eu acho que não, embora torça para que eu esteja errado e ele certo, pelo bem dos meus filhos e neta.

Carlos Eduardo da Maia disse...

É isso ai, Popa. Não sou liberal, nem me considero direitista (esse palavrão horroroso). E acho sim que Dilma faz um bom governo. Ela surpreende. um abraço.

Gelso, não estou dizendo para fecharmos os olhos para o passado, mas certa esquerda só abre os olhos para o passado. Este é o problema.

Jens disse...

O Brasil é o pais mais esquerdista do planeta. Aqui não existe direita - apenas esquerda e "uma certa esquerda". Mais uma vez o mundo se curva com a nossa criatividade.