Diversidade, Liberdade e Inclusão Social
Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt
sexta-feira, 18 de março de 2011
Valsa Com Bashir
Em 1982, o Libano (um país eternamente dividido) estava em guerra civil, entre cristãos (falangistas) e muçulmanos. Israel invadiu território libanês apoiando a milícia falangista. Naquele mesmo ano foi eleito presidente Bashir Gemayel, lider falangista, apoiado por Israel, que foi morto em 14 de setembro de 1982, aos 35 anos, em atentado.
A retaliação falangista veio a seguir com o massacre de Sabra e Chatila, no sul de Beirute, que foi, na verdade, um genocídio, vitimando 3.500 refugiados palestinos e libaneses de origem muçulmana.
Esse é o contexto desse filme (documentário) de animação muito interessante: Valsa com Bashir, produção israelense, indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro, que conta a história real do próprio diretor, Ari Folman, soldado israelense na guera do Libano de 1982, diante do massacre de Sabra e Chatila.
É certo que as tropas israelense não participaram do massacre, mas foram muito omissas no episódio, pois deixaram os falangistas invadir os assentamentos e cometer o genocídio.
Um belo filme triste que recomendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário