Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 22 de março de 2011

Os Libios


Filha de Kadfi desfila em Tripoli com a bandeira verde de apoio ao seu pai

Menina de escola de Tripoli recebe de presente (da escola) uma boneca Barbie.

Quando falam na Libia logo me lembro do filme "De Volta ao Futuro" em que os personagens centrais são atacados pelos libios e são forçados a acelerar o carro que vai para o passado. Assisti recentemente a esse filme com o meu filho e por isso a lembrança.

Dizem que Moamar Kadafi tem apoio popular. Dizem que ele vai armar o povo para expulsar as tropas estrangeiras. Mas, afinal, quem apoia Kadafi, quem sai pelas ruas de Tripoli carregando a bandeira verde,  símbolo de seu governo? 

Interessante que a esquerda radical está fechadinha em torno de Kadafi, perguntem a Fidel e a Chávez.

Todo tirano diz que tem apoio popular. Claro que Kadafi deve ter apoio daqueles que são beneficiados pelo poder que ele exerce, sobretudo os militares 

Segundo as últimas notícias as forças de coalizão não estão se acertando. Os EUA já mandaram dizer que nenhum soldado americano vai colocar os pés na Libia, o ataque vai ser somente aéreo.

Será que as forças rebeldes, por si só, têm condições de derrubar Kadafi sem o apoio terrestre das forças ocidentais?

Comenta-se que Kadafi -- que já se alinhou com o terrorismo -- pode, doravante, ter algum tipo de aproximação com o pessoal da Al Qaeda. O apoio, nos últimos anos, do ocidente a Kadafi tem tudo a ver com isso.

Um estado amigo do  terrorismo do outro lado do mediterrâneo é uma grande dor de cabeça aos países ocidentais. Chamem os libios.

5 comentários:

PoPa disse...

Fazendo uma análise sem pé nem cabeça... as tais forças ocidentais estão bombardeando alvos civis em Tripoli. Estão encorajando os tais rebeldes a avançar. Isso, no mínimo, está desequilibrando uma guerra civil em curso. Há os que são favoráveis à Kadafi, pois o nível de vida da Líbia não era tão ruim assim, mesmo com o governo de ferro. Ficará melhor com os tais rebeldes? Ou alguém ainda acredita em democracia naquela região?

PoPa disse...

Por que as forças "pacificadoras" da onu não colocam ordem nas nações africanas em guerra há anos? Por que deixou o Sudão à própria sorte? Provavelmente, porque eles não tem petróleo...

Carlos Eduardo da Maia disse...

concordo contigo, Popa. As forças pacificadoras não fizeram o que deveriam ter feito: evitar o massacre, o genocídio em Ruanda. Por que não fizeram isso?

Carlos Arruda disse...

Qual a esquerda que está "fechadina em torno de Kadafi"? Eu por exemplo quero ele fora do poder e também todos os outros ditadores. O que não é dito é que os EUA durante vários anos foram aliados deste crápula, exatamente como fizera com os Talibãs, que enquanto combatiam a ex-União Soveiética eram ótimos e Sadam Hussein que foi armado até os dentes pelos próprios estadunidenses e depois derrubado e assassinado.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Arruda, os EUA se alinharam aos Talebans por conta da invasão Soviética, nos anos 80. Os EUA se alinharam a Kadafi porque depois de ele ter assumido a autoria daquele ato de terror da queda do avião na Escócia ele prometeu combate ao terrorismo. Na verdade, se trata de conveniência, da mesma forma que o PT se alinha com o Sarney. A política é mesmo uma m... não é mesmo, Arruda?