Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


segunda-feira, 21 de março de 2011

A Visita dos Obamas e o Nosso Complexo de Vira-Lata

Os Obamas descem as escadarias do corcovado. Impressionante eles não caem.

Indiscutivelmente os Obamas são show. Articulados, simpáticos, sorridentes eles desfilam com elegância. Seja aqui, ou nos comícios de  Berlim ou no Cairo. Eles sabem se comportar como chefe de estado. E não estou dizendo isso como elogio à superficialidade. O  discurso de Obama ontem no municipal do Rio foi muito bom. Não se pode exigir em oratória desse tipo grandes conteúdos, mas o presidente norte-americano  disse exatamente aquilo que a Dilma falou na eleição do ano passado. O Brasil é um país que mudou, que está  fazendo o que todos os países deveriam fazer: inclusão social: inserindo mais e mais brasileiros na classe média, porque é isso o que efetivamente importa.

Seria melhor se Obama tivesse discursado em praça pública, como era a ídéia inicial. Mas infelimente parece que nosso país não está preparado para  isso. Os agentes da intolerância continuam firmes por ai. O sentimento antiamericano que já foi maior, ainda é grande no seio da população brasileira. Carregamos ainda o nosso complexo de vira-lata.

Para mim pouco importa se Obama deu a ordem de atacar a Libia de dentro do Palácio do Planalto e por isso se atrasou na reunião com a Dilma. Muita gente está perplexa e indignada com isso. Ele é o presidente dos EUA e estava sendo criticado por ser vacilão. Depois que Sarkô determinou que os caças Rafale bombardeasse alvos do ditador, de acordo com resolução aprovada pela ONU, não havia outra alternativa senão seguir os franceses.

E o Brasil se absteve na ONU quanto ao ataque à Libia. É direito nosso, mas inquestionavelmente a nossa política externa no governo Dilma é bem melhor do que do governo Lula. Não tenho saudades nenhuma do Celso Amorim.

FHC que sentou na mesma mesa de Dilma e Obama elogiou muito a nossa presidente. Nunca antes na história recente deste país um oposicionista louvou tanto um governo como FHC. Isso também é uma demonstração de que estamos superando nossas divergências e nosso complexo de vira lata.


Angeli

Nenhum comentário: