Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

"Excesso de Liberdade de Expressão"

É de deixar de cabelos em pé o que disse o José Dirceu anteontem em um discurso para companheiros sindicalistas, pescado do Blog do Josias:


- Liberdade de expressão: “Dizem que nós queremos censurar a imprensa. Diz que o problema é a liberdade de imprensa. O problema do Brasil é excesso, [...]  abuso do poder de informar, o monopólio e a negação do direito de resposta e do direito da imagem. [...] Os tribunais brasileiros estão formando jurisprudência. Se vocês lerem os discursos do Carlos Ayres Britto [ministro do STF], aquilo não é voto é discurso político, que a liberdade de imprensa está ameaçada no Brasil, que é um escândalo...”



Como disse o Diego Casagrande ontem no seu programa na Band News. Zé Dirceu não gosta da liberdade de expressão, porque se não fosse ela ele seria candidato.

8 comentários:

guimas disse...

"Dizem que nós queremos censurar a imprensa. Diz que o problema é a liberdade de imprensa.

O problema do Brasil é excesso, bom, é que não existe excesso de liberdade, mas o abuso do poder de informar, o monopólio e a negação do direito de resposta e do direito da imagem. Que está na Constituição igualzinho a liberdade, a Constituição não colocou o direito de resposta e de imagem, a honra, abaixo ou acima da proibição da censura e da censura prévia, corretamente, ou do direito de informação e da liberdade de imprensa, de expressão. São todas cláusulas pétreas.

Mas os tribunais brasileiros estão formando jurisprudência, se vocês lerem os discursos do Carlos Ayres Britto, que aquilo não é voto é discurso político, a liberdade de imprensa está ameaçada no Brasil que é um escândalo."

Este é o discurso completo, sem reticências.

Manipulação grosseira fez o Josias, hein? Pegou os patos direitinho.

Pablo Vilarnovo disse...

"abuso do poder de informar"
O que seria isso.
Monopólio?? Na imprensa?? Isso existe no Brasil?
Guimas, monopólios só existem quando são instituidos pelo Estado.

Tudo o que Direceu "reclama" está garantido na Constituição e pela Justiça. O problema dele é quando ele perde. Ele só quer ganhar. Para ele direito de resposta é algo automático. Ele quer a visibilidade que uma Folha, um Estadão, um O Globo, uma Veja lhe concede.

Não quer responder via Carta Capital, que apesar de só existir por conta do patrocínio do governo, ninguém lê.

A imprensa já ganhou ações judiciais como já perdeu também. Dirceu não quer perder nunca. Ele está sempre certo. Odeia quem o desmascara, quem informa sobre suas maracutais, seus esquemas, seus crimes.

Para ele liberdade de imprensa é igual o jogo de tênis para o Lula: coisa de burguês.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Meu voto é com o Relator Pablo Vilarnovo. Sem tirar e nem por. Ele simplesmente disse tudo. Se existe abuso no poder de informar que se reclame ao Judiciário e ponto final.

guimas disse...

Estás tentando dizer, Pablo, que Dirceu não tem o direito de discordar e de se defender de quem ele "odeia quem o desmascara", "quem informa sobre... seus crimes"?

Dirceu tem o mesmo direito de esperneio que a nossa elite Serrista tem. O problema é que, se Dirceu mente, estamos diante de um indivíduo (poderoso, é claro). Se a Veja mente (e ela mente muito), estamos diante de uma empresa de comunicação, enorme com muito mais poder. Nenhum está certo.

Tudo o que disseste seria correto se a imprensa não estivesse atuando politicamente, com lado definido, e jogando sujo como está.

Quem depende desse tipo de força política para existir, como acontece com os tucanos hoje, está colocando todas as fichas em uma roleta. É uma aposta. Quem perde? Todos nós. Quem ganha? Só a imprensa!

Por outro lado, a imprensa brasileira está nas mãos de uma meia-dúzia de famílias no país. Tens razão quando dizes que não é monopólio, Dirceu está absolutamente errado. É caso de oligopólio, evidente.

Mas não tem problema não. A Veja já já faz uma matéria colocando os petralhas em seu lugar, como o Reinaldo Azevedo faz diariamente.

guimas disse...

Maia,

Inúmeras vezes o PT reclamou à justiça contra a imprensa. Em todas elas foi taxado de autoritário, de querer acabar com a liberdade de informação, pela própria imprensa.

Te decide.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Guimas, o PT tem todo o direito de recorrer à Justiça. É assim que se tem de fazer. O que não se pode fazer é elaborar propostas, como fez Dilma e depois tirou, de controle social da mídia. Isso sim é um grande absurdo, porque amanhã poderemos ter no Brasil um governo fascista ou autoritário que vai querer levar a fundo essa idéia. Eu tenho muito receio que no Brasil de Dilma se queira fazer esse "controle social da mídia".

Carlos Eduardo da Maia disse...

Outra coisa que talvez ocorra no Brasil de Dilma é a redução das verbas estatais (Petrobrás, CEF e BB) na Veja, Folha e Estadão, o que também é um absurdo, apenas porque essa mídia vai fazer oposiçaõ ao governo. Essa é uma praxe chavista.

guimas disse...

"Guimas, o PT tem todo o direito de recorrer à Justiça. É assim que se tem de fazer."

Que bom que mudaste de idéia, Maia é uma avanço. Até pouco tempo o PT (o gaúcho, principalmente) era autoritário porque processou jornalistas. No RS, até livro se escreveu sobre o assunto.

A mídia não é livre, Maia. Ela é privada e defende interesses bem definidos, explícitos agora na época de eleição. Se achas que a pauta na redação da Veja ou da Folha é livre, reconsidera.

Vou adiante: não há problemas em se defender interesses privados. O problema é a interferência na vida política do país. A mídia, se atua como um partido político (como a Folha e a Veja), é perigosa, pois ela não se submete às regras do jogo. Se um candidato mente sobre outro, há consequencias. Se a mídia mente, há repercussão. No máximo, direito de resposta. E este é o objetivo agora.

"Outra coisa que talvez ocorra no Brasil de Dilma é a redução das verbas estatais (Petrobrás, CEF e BB) na Veja, Folha e Estadão, o que também é um absurdo, apenas porque essa mídia vai fazer oposiçaõ ao governo."

Discordo completamente. O governo deve levar o tapa e oferecer a outra face? Com uma mídia desonesta e suja como esta? E essa mídia tão competente não consegue sobreviver sem a grana do governo?

Mas tocaste num ponto bom. Não sei os números, mas se diz que o governo Lula aumentou o gasto em publicidade nos veículos menores, o que os grandes não gostaram, por nutrir a concorrência. Isso eu gostaria de ver debatido.

A balela do medo do facismo e do autoritarismo já cansou. A oposição é incompetente, e sem o jogo da mídia a situação dos tucanos estaria pior ainda.

Mas até a eleição vamos viver de escândalos diários, que sumirão da pauta assim que os votos forem contados e alguém vencer. A mídia já mostrou que não tem menor intenção de "fiscalizar" ou "moralizar". A ação é política, em prol de Serra, e se não "vingar", hipocritamente (como diz o editorial da Folha) partiremos para outros ataques.

Entenda, Maia, que não quero que se pare de noticiar os escândalos. Mas só os tolos acham que a atuação da mídia tem sentido positivo. O sentido é meramente político, e se esvazia ao final da eleição. E talvez por conta disso que provavelmente não se afetarão os números da pesquisa.