Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Coisas do Brasil de Nossos Dias

Página da estudante Mayara no Orkut.


Em defesa da estudante Mayara


--------------------------------------------------------------------------------
Não parece justo que Mayara seja demonizada como paulista racista, quando o mote da campanha eleitoral foi o da oposição entre as regiões.
--------------------------------------------------------------------------------

Sou neta de nordestinos, que vieram para São Paulo e trabalharam muito para que, hoje, eu e outros familiares da mesma geração sejamos profissionais felizes com sua vida neste grande Estado brasileiro.


É muito triste ler a frase da estudante de direito Mayara Petruso, supostamente convocando paulistas a afogar nordestinos.


Também é bastante triste constatar a reação de alguns nordestinos, que generalizam a frase de Mayara a todos os paulistas.


Igualmente triste a rejeição sofrida pelo candidato da oposição à Presidência da República, muito em função de ele ser paulista. Todos ouvimos manifestações no sentido de que, tivesse sido Aécio Neves o candidato, Dilma teria tido mais trabalho para se eleger.


Independentemente da tristeza que as manifestações ofensivas suscitam, e mais do que tentar verificar se a frase da jovem se "enquadraria" em qualquer crime, parece ser urgente denunciar que Mayara é um resultado da política separatista há anos incentivada pelo governo federal.


É o nosso presidente quem faz questão de separar o Brasil em Norte e Sul. É ele quem faz questão de cindir o povo brasileiro em pobres e ricos. Infelizmente, é o líder máximo da nação que continua utilizando o factoide elite, devendo-se destacar que faz parte da estigmatizada elite apenas quem está contra o governo.


Ultrapassado o processo eleitoral, que, infelizmente, aceitou todo tipo de promessas, muitas das quais, pelo que já se anuncia, não serão cumpridas, é hora de chamar o Brasil para uma reflexão.


Talvez o caso Mayara seja o catalisador para tanto.


O Brasil sempre foi exemplo de união. Apesar das dimensões continentais, falamos a mesma língua.


Por mais popular que seja um líder político, não é possível permitir que essa união, que a União, seja maculada sob o pretexto de se criarem falsos inimigos, falsas elites, pretensos descontentes com as benesses conferidas aos pobres e aos necessitados.


São Paulo, é fato, é fonte de grande parte dos benefícios distribuídos no restante do país. São Paulo, é fato, revela-se o Estado mais nordestino da Federação.


Nós, brasileiros, não podemos permitir que a desunião impere. Tal desunião finda por fomentar o populismo, tão deletério às instituições no país.


Não há que se falar em governo para pobres ou para ricos. Pouco após a eleição, a futura presidente já anunciou o antes negado retorno da CPMF e adiou o prometido aumento no salário mínimo. Não é exagero lembrar que Getulio Vargas era conhecido como pai dos pobres e mãe dos ricos.


Não precisamos de pais ou mães. Não precisamos de mais vitimização. Precisamos apenas de governantes com responsabilidade.


Se, para garantir a permanência no poder, foi necessário fomentar a cisão, é preciso ter a decência de governar pela e para a União.


Quanto a Mayara, entendo que errou, mas não parece justo que seja demonizada como paulista racista, quando o mote dado na campanha eleitoral foi justamente o da oposição entre as regiões.


Se não dermos um basta a esse estratagema para manutenção no poder, várias Mayaras surgirão, em São Paulo, em Pernambuco, por todo o Brasil, e corremos o risco de perder o que temos de mais característico, a tolerância. Em nome de meu saudoso avô pernambucano, peço aos brasileiros que se mantenham unidos e fortes!
--------------------------------------------------------------------------------
JANAINA CONCEIÇÃO PASCHOAL, advogada, é professora associada de direito penal na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.


Artigo publicado na Folha hoje .

6 comentários:

guimas disse...

Maia,

De novo. O mesmo chororô dos perdedores.

Pra ficar bem claro:

1. A tal Mayara pisou na bola, falou o que não devia e, parafraseando-te, "em qualquer país socialmente desenvolvido" ela estaria sendo processada. Que ela arque com as conseqüências de sua estupidez.

2. "Certa direita" está há oito anos (ou mais) demonizando os esquerdistas como comunistas que comem criancinhas, que vão tirar suas casas, cubanizar o país e acabar com a imprensa. Pois que provem de seu próprio veneno agora.

3. Eu tenho convicção de que este tipo de protesto anti-pobre, anti-PT, anti-esquerda é de uma minoria barulhenta. É uma falácia gigantesca achar que todos que votaram em Serra o fizeram porque querem a desunião do país.

É isto. E, por favor, vamos torcer para que nossa mídia "livre" pare de politizar tudo e todos. Tem coisa que não é política, que é só bobagem. A Mayara é uma bobagem dessas.

Diego Corte disse...

Pronto. Aí está o que vamos legar do Governo Lula!

Na verdade o que acontece é que Celso Furtado já morreu e agora ninguém mais pensa sobre como desenvolver o nordeste. O bolsa família não é só uma máquina de arrecadação de votos, mas é o seu maior trunfo.

##

Diego Corte disse...

Ah, e o que dizer da Mayara e o pessoal dessa comu do Orkut... Babacas!!

##

Carlos Eduardo da Maia disse...

Concordo, Guimas e Diego, Mayara pisou na bola, mas o pessoal da esquerda também está a pisar na bola faz muito tempo. Esse pessoal generaliza o caso Mayara para incluir todos os que pensam e que fazem oposição ao governo Lula/Dilma no mesmo saco. O que Mayara disse (e não concordo com ela) é uma coisa. As críticas que a oposição faz ao governo é outra coisa, como gosta de dizer o mestre Senna.

Pablo Vilarnovo disse...

"A culpa da crise é dos brancos de olhos azuis".
"A opinião pública somos nós"

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pessoal, reli o texto agora no final do dia, e ele realmente é muito bom. Diz grandes verdades.