Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Impressões Inteligentes de Um Blogueiro Português Sobre a Greve Geral de Hoje

Centrais sindicais- que ajudaram a eleger o atual governo -- convocam para a Greve Geral - contra o governo -- em Portugal hoje.

Hoje tem greve geral em Portugal  - governador pelo Partido Socialista do Dr. Sócrates --  em protesto contra os arrochos do FMI e Comunidade Européia. Através do Blog português Há Vida em Marta cheguei ao Funes,  O Memorioso  que lançou as notas abaixo sobre a crise econômica e  a greve geral. Recomendo, primeiro porque o texto é inteligente e bem escrito e segundo, porque é sempre bom conhecer a realidade de nossos amigos e irmãos lusitanos e europeus.


Notas avulsas sobre um país mergulhado na loucura


A conversa era ontem igual em toda a parte: «claro que concordo com a greve, mas o salário está todo contado até ao fim do mês. Não posso perder nem um cêntimo. Já meti um dia de férias».


Sem dados estatísticos que o comprovem, estou convencido que a esmagadora maioria dos portugueses apoia a greve de geral de hoje. Estou também convencido que uma parte significativa da população a faz recorrendo a esquemas que lhe permitam não perder o dia de remuneração.


No fundo, a atitude subjacente a esta greve não se distingue da atitude recorrente do governo desde que tomou posse em 2005 e da atitude geral do país que determinou o estado de catatónico e abúlico em que mergulhámos e que nos atirou para o fundo do poço. Uma crise colectiva da vontade, muito mais do que uma crise económica ou financeira, embora o Presidente da República não tenha capacidade cultural nem intelectual para o compreender.


Tal como o governo e o seu chefe, os grevistas acreditam piamente – com convicção inabalável e ilimitada demência – que, se o desejarmos muito, se o desejarmos com muita fé, pensamento positivo e orações ao santo padre Cícero – a crise vai passar e vamos voltar aos dias felizes da prosperidade, sem necessidade de qualquer sacrifício particular ou atitude séria e empenhada de mudança.


Tal como o governo e o seu chefe, os grevistas de hoje (que, por acaso, são os que votaram ontem a reeleição do governo, apesar de este ter passado quatro anos a tentar demonstrar com força apodíctica a sua desmesurada incapacidade e irresponsabilidade) dão-se mal com a realidade e não conseguem lidar com a realidade. Optam quixotescamente por bafordar contra ela.


E, no entanto, a realidade é hoje, como nunca, de cristalina e transparente leitura: vivemos há anos muito acima das nossas possibilidades, gastando muito mais do que o que produzimos. Isto tem sido possível, porque os estrangeiros nos têm emprestado dinheiro. Agora, os estrangeiros fartaram-se. Não emprestam mais.


Perante isto, em abstracto, só temos quatro possibilidades:


- Ou gastamos menos;


- Ou produzimos mais;


- Ou gastamos menos e produzimos mais;


- Ou nos declaramos incapazes e nos entregamos aos alemães e ao FMI que, de fora e sem respeito pela nossa independência, nos obrigarão a gastar menos e a produzir mais.


A verdade, porém, é que, em concreto, os portugueses já proclamaram que não querem gastar menos, nem produzir mais. Como vem sucedendo desde Guterres, continuam a jurar que querem tudo. De graça e sem esforço. Reconhecem que a crise impõe sacrifícios e concordam sem qualquer reserva que os outros todos os devem fazer. Como o demonstrou de forma contundente e exemplar a muito ponderada, sensata e sacrificada Manuela Ferreira Leite numa conferência na ilha da Madeira.


Sobra, portanto, a quarta solução. É a que vai inelutável e fatalmente impor-se.


Entretanto, o governo e o seu tresloucado chefe juram que não, que vivemos tempos de crescimento e de sucesso económico ímpares que nos distanciam anos-luz da Grécia, da Irlanda e da Espanha e que fazem de nós a inveja e o espanto do mundo e dos alemães.


O povo, do seu lado, faz greve. Como se a greve aumentasse a produção ou nos pagasse as dívidas.


«Mas combate as injustiças» – redarguir-me-ão. Que o nosso problema não é apenas o de sermos pobres, mas o de a riqueza e de a pobreza serem sempre distribuídas pelos mesmos.

Concedo. Esse é um problema real, grave e sério. Todavia, não afasta o outro, o prévio: vivemos colectivamente acima das nossas possibilidades.

E nenhum dos dois se combate com greves nem com votos. Combate-se com armas e com violência. É aí que vamos acabar. Já sem retorno. Amanhã com mais danos e sangue do que hoje.

Teórico aburguesado, aguardo que outros morram na rua por mim. Vou trabalhar.

Meu último pitaco: vai direto para o meu blogroll.


3 comentários:

Pulha Garcia disse...

Concordo com o texto. Só lamento um pequeno apontamento (com o resto concordo em absoluto): é que os Portugueses preferiram voltar a votar em Sócrates - uma pessoa que mente despudoradamente e nem se sabe se tem curso superior - em vez da Dr.ª Manuela Ferreira Leite, a qual é de contas certas e professora catedrática em Ciências Económicas. Ou seja, os Portugueses preferiram votar em conversa fiada do que em competência certa e rigor de contas. As consequências estão à vista.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Prezado Pulha, qualquer estado hoje tem de cuidar com absoluto rigor as contas públicas. Somente em 1994, o Brasil começou a controlar os gastos, apesar do nosso atual pop presidente ter exagerado nos últimos tepos. A Grécia está onde está exatamente por causa disso. E Portugal vai sair dessas águas turbulentas.

Anônimo disse...

haha, genial o texto do gajo...