Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Estranho Caso Panamericano



Lula apresentador do Brasil e Silvio Santos apresentador do SBT se encontram em 23 de setembro, poucos dias antes da eleição, no primeiro turno,  de 3 de outubro.

Meio Estranha essa história do Banco Panamericano. O grupo Silvio Santos terá de fazer um aporte de R$ 2,5 Bilhões por conta de "inconsistências contábeis que não permitem que as demonstrações financeiras reflitam a real situação patrimonial da entidade".

Em outras palavras, se escriturou, se registrou dinheiro que não existe. Mas tudo bem isso é dinheiro privado.

A questão começa a complicar porque a  CEF comprou  35,54% do capital social do PanAmericano em novembro de 2009, em uma operação de R$ 739,2 milhões. A negociação foi aprovada pelo Banco Central em julho deste ano, no último passo para a finalização da operação.

Com 49% do capital votante e 20,69% das ações preferenciais, a Caixa tem o direito de indicar igual número de membros para o Conselho de Administração do banco que a holding Silvio Santos, sócia majoritária da instituição financeira. Pelo acordo de acionistas, a presidência do Conselho seria alternada anualmente com a indicação da CaixaPar (Caixa Participações) e do grupo pertencente ao apresentador de TV.

A CEF adquiriu ações do Panamericano e teve ter feito uma "due diligence" na contabilidade do Panamericano que já contava com o registro desses recursos sem valor e lastro. Alguém falhou. Alguém comeu mosca e alguém foi esperto.

E um pouco antes da eleição o empresário Silvio Santos -- que faz 80 anos -- se encontrou com o nosso pop presidente. Quem agendou a reunião foi Lula.

As informações em vermeho são do Folha UOl.

2 comentários:

senna madureira disse...

Maia

A TV do Silvio Santos foi fundamental na cobertura do "bolinha de papel".

Deixou o Serra e o PSDB de saia-justa.

Agora chegou a hora de receber o premio

Carlos Eduardo da Maia disse...

Realmente, Senna, foi o SBT que divulgou a imagem da bolinha de papel.