Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

E Protógenes - Quem Diria - Pode Virar Ficha Suja

Copiei essa foto do  Blog do Protógenes: http://blogdoprotogenes.com.br/  Nosso justiceiro é também  um homem místico. Abaixo da foto a seguinte frase: Encerrando o dia, Protógenes passou por Taubaté, onde também acontece todo ano uma extensa celebração à Padroeira. Ele orou na Igreja da Paróquia de Nossa Sra. Aparecida, buscando forças na Santa para encaminhar os projetos necessários à construção de um Brasil mais justo e digno, honrando o compromisso selado com seus eleitores. .



Para o deputado federal  eleito pelo PC do B de SP - e delegado da Polícia Federal -,  Protógenes Queiroz  virar ficha suja basta que um Tribunal em decisão colegiada confirme a sentença de primeiro grau. Matéria da Folha de hoje.




Protógenes é condenado à prisão por vazamento


Juiz converte pena em prestação de serviços e determina perda de mandato de deputado

O delegado da Polícia Federal e deputado federal eleito Protógenes Queiroz (PC do B-SP) foi condenado a três anos e 11 meses de prisão pela Justiça Federal de São Paulo. Cabe recurso.


Ele responde a ação penal sob a acusação de ter vazado informações e fraudado uma das provas da Operação Satiagraha, da PF. Protógenes não comentou a sentença.


O autor da decisão, o juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, porém, converteu a pena em prestação de serviços em um hospital. E determinou a perda do mandato de deputado e do cargo de delegado.


Adib Abdouni, o advogado do delegado, disse que pretende recorrer da decisão. As punições só podem ser efetivadas após decisão definitiva da Justiça, em tribunais superiores.


Protógenes é acusado de vazar informações para jornalistas da TV Globo e de forjar provas enquanto chefiava a Satiagraha, que investigou supostos crimes financeiros do banqueiro Daniel Dantas.


A condenação foi divulgada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo".


A Justiça também condenou o escrivão Amadeu Ranieri Bellomusto, braço direito de Protógenes na PF. Sua pena é de dois anos de prisão, também convertida em trabalho comunitário.


Por "danos morais causados à coletividade", Protógenes e Amadeu deverão pagar R$ 100 mil e R$ 50 mil.

PASTA PRETA


A sentença cita uma reportagem da Folha que mostra Protógenes munido de "pasta preta" nos debates entre presidenciáveis.


Em outubro, o aliado de Dilma Rousseff (PT) afirmou que levava aos debates documentos sobre segurança e privatizações no governo FHC -munição contra o então adversário de Dilma, José Serra (PSDB).


O juiz diz ser "curioso" o fato de o acusado ter em seu computador "dossiês dos dois lados", ou seja, contra Dilma e contra Serra. "Qual seria o propósito dessa ambivalente ação de arapongas?", questiona.


Mais alvos de espionagem, conforme o processo: o ex-presidente FHC, o senador Heráclito Fortes e os ex-ministros José Dirceu, Erenice Guerra e Mangabeira Unger.


Protógenes também é acusado de recrutar ilegalmente cerca de 80 agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) para a Satiagraha.


O advogado do delegado chamou a fabricação de dossiês de "alegações falsas".


Protógenes sempre negou irregularidades na condução da operação e atribuiu as denúncias contra ele ao poder de Daniel Dantas à frente do Grupo Opportunity.

2 comentários:

senna madureira disse...

Maia

O Protógenes sempre foi um safado corrupto.

Montou na Policia Federal um esquema para enriquecer com seus "achaques".

Tinha que estar na cadeia, pois é mais bandido dos que prendeu

Foi eleito por causa do Tiririca e sempre foi "ficha suja".

Muito justa a punição

Pablo Vilarnovo disse...

Essa pedra foi cantada há muito tempo Mestre Senna...