Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Necessário -- e muitas vezes Truculento -- Poder de Polícia

Policiais civis usam cão durante averiguação no Complexo do Alemão


Não é nada mole ser morador de uma comunidade como a do Complexo do Alemão, no Rio. Estão todos a dizer que os traficantes foram embora. Não se sabe se eles voltarão e se a polícia vai continuar ali de forma permamente.  Por enquanto a situação é caótica e a comunidade está dividida. Falta tudo.  Para as câmeras eles dizem que apoiam a ação policial, mas eles sentem na pele a truculência das patrulhas porque são constantemente revistados, inclusivem em suas casas. Algumas vezes essa revista é  feita de forma violenta e truculenta.

A situação -- guardadas as proporções -- é parecida com o Haiti, Afeganistão e Iraque. Esses povos necessitam do necessário poder de polícia realizado pelas tropas da ONU e americanas. Se esse poder de polícia fracassa, o caos e a barbárie tomam conta.

E como o estado aparentemente tomou conta da situação - pelo menos é o que se espera - é hora de começar a colocar as mãos á obra: melhorar as estruturas de habitação,  de postos policiais, de escolas, de transportes, de saneamento básico, de saúde etc. 

É o que se espera.

Nenhum comentário: