Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mil Pontos Para Fernando Haddad



Gostei e muito da intervenção do Ministro da Educação Fernando Haddad sobre essa resolução politicamente correta e  babaca do Conselho Nacional de Educação - a qual também foi ratificada pelo Ministro da Igualdade Racial, Eloi Ferreira de Araújo - de proibir um clássico da literatura nacional, Caçadas de Pedrinho do Monteiro Lobato, porque se utilizou, no livro escrito em 1933, a seguinte expressão: "Tia Nastácia tem carne preta (....) que trepou que nem uma macaca de carvão pelo mastro”.

Fernando Haddad disse que não é o caso de tirar os livros da escola:  “Décadas se passaram. Expressões que não eram consideradas ofensivas, hoje são. Mas, em se tratando de Monteiro Lobato, de um clássico brasileiro da literatura infantil, nós só temos que contextualizar, advertir e orientar sobretudo o professor sobre como lidar com esse tipo de matéria em sala de aula”.

Declaração madura, firme e sensata.

Será que o problema foi resolvido? Ou será que o CNE e o Ministro da Igualdade Racial vão discordar do Ministro da Educação?

3 comentários:

Pablo Vilarnovo disse...

Não há nada na obra que necessite "contextualização", "orientação". Tremenda bobeira.

Fábio Mayer disse...

Arre!

Alguém com bom senso nessa história!

PoPa disse...

"advertir e orientar"???? esse cara é uma piada... definitivamente, não tem que fazer este tipo de coisa, até porque os professores não tem condições de estipular graduações de ofensas raciais.

Este ministério é o mesmo que não consegue fazer uma prova decente do Enem, sem que dê problemas de toda ordem...

E, sim, estou de saco cheio do politicamente correto, da racialização forçada que se faz neste País, da ignorância total de nossa juventude, que não lê, não escreve e não consegue interpretar um texto. Precisa que um "filósofo" ou um "pedagogo" digam o que significa uma expressão escrita há quase um século...