Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Bate-Boca com Letícia Sabatella


A atriz militante Letícia Sabatella está apoiando a chantagem do bispo Dom Cappio em Sobradinho, na Bahia e, por isso, foi censurada pelo governo do PT, da Bahia, que apoia o projeto de transposição das águas do São Francisco (este blogueiro, a princípio também apoia). Ela teria sido impedida de falar ao microfone durante uma comemoração ao Dia Mundial dos Direitos Humanos em Salvador.
Diz ela para a coluna da Monica Bergamo da Folha:
Eu tinha acabado de encontrar dom Cappio em Sobradinho. Eu não perguntei se poderia ler [a carta]. Não fui totalmente educada. Mas não imaginei que seria tão inconveniente em se tratando de uma questão relacionada a direitos humanos. O diretor do evento ficou chocado no primeiro momento. Ele falou: "Isso é uma sacanagem. Isso não foi combinado". Eu respondi: "Sacanagem é ele [dom Cappio] não poder ser ouvido". Aí ele falou: "Você foi autoritária". "Autoritário é impor um projeto de cima para baixo, sem debate", respondi. Fizemos um atentado cultural. Brinquei com Marcos: "Talvez a gente nunca mais receba apoio da Petrobras".

Está havendo aí um conflito ideológico entre o PT prático e o PT das raízes que não admite pagar dinheiro público para que empreiteras construam grandes obras de infra-estrutura. Mas se não forem as grandes empreiteiras quem é que vai realizar essas obras? Frise-se, contudo, que esses contratos têm de ser super hiper bem fiscalizados pelo governos, pela sociedade organizada ou não e pelas instituições encarregadas de fiscalizar a gestão pública, inclusive o Judiciário e o MP.

Mas o que chama a atenção nas palavras da atriz militante é que ela afirma que Dom Cappio não está sendo ouvido.
Ora, carambas, o bispinho chantagista é capa de todos os jornais do Brasil todo o santo dia. Não há motivo razoável -- a não ser o preconceito ideológico contra o capital que vai fazer a obra e receber sua remuneração -- para impedir que milhões de pessoas tenham acesso, finalmente, a àgua no semi arido e sertão nordestino. E a burrice ideológica segue o trem do bispo chantagista.

Nenhum comentário: